ARIELLY BARTH
DA REDAÇÃO
Em seu balanço de 2024, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) destacou importantes conquistas e ações realizadas ao longo do ano. O presidente da entidade, Lucas Costa Beber, mencionou como um marco a aprovação da Lei 12.709, sancionada pelo governador Mauro Mendes, que retira incentivos fiscais de empresas que aderirem à moratória da soja.
Para Beber, essa foi uma das principais vitórias da Aprosoja, que buscou trabalhar de perto com prefeitos, Câmaras de Vereadores e o Tribunal de Contas do Estado para garantir que a lei fosse sancionada. “A entidade não está medindo esforços para extinguir de fato a moratória para que nunca mais ela venha assombrar os produtores aqui do Estado”, frisou.
Além disso, o vice-presidente Luiz Pedro Bier destacou a reformulação do programa Soja Legal, que agora é oficialmente reconhecido pelo Ministério da Agricultura. Com essa reformulação, os produtores que aderirem ao programa poderão obter até meio por cento de desconto na taxa de juros dos créditos do plano safra, um benefício importante para o setor.
Leia mais:
Secretária adjunta de Saúde é afastada do cargo por suspeita de fraude em licitação
Lúdio nega intenção de disputar Governo e 'lança' Pátio ao Paiaguás
Outro destaque foi o projeto "Guardião das Águas", uma iniciativa voltada para a conservação ambiental. A Aprosoja tem incentivado os produtores a protegerem as nascentes, com o projeto já abrangendo dados de 57 municípios em 2024.
Para 2025, a meta é incluir mais 50 municípios, com a previsão de que, até 2026, todas as nascentes do estado sejam contempladas pela ação de preservação.
Veja vídeo com balanço das principais ações da Aprosoja-MT:
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.