Terça-feira, 08 de Julho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 08 de Julho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

AGRONEGÓCIOS Quinta-feira, 12 de Junho de 2025, 16:02 - A | A

12 de Junho de 2025, 16h:02 - A | A

AGRONEGÓCIOS / DEFESA DO AGRO

Aprosoja-MT manifesta repudio a nova medida econômica do Governo Federal

Para a Associação a medida representa um ataque direto ao sistema de financiamento do setor agropecuário

DA REDAÇÃO



A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) emitiu nota manifestando repúdio à Medida Provisória nº 1.303/2025, que retira a isenção de Imposto de Renda das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), dos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e dos Fiagros, a partir de 1º de janeiro de 2026.

Para a Aprosoja-MT, "a medida representa um ataque direto ao sistema de financiamento do setor agropecuário, especialmente para os pequenos e médios produtores, que mais dependem do crédito rural para custear suas safras".

A Medida Provisória nº 1.303/2025 foi publicada, na quarta-feira (11/06), pelo Governo Federal como forma de aumentar a arrecadação e garantir o equilíbrio das contas públicas com novas fontes de arrecadação.

 Veja a nota da Aprosoja-MT na íntegra

"A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) manifesta repúdio à Medida Provisória nº 1.303/2025, que retira a isenção de Imposto de Renda das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), dos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e dos Fiagros, a partir de 1º de janeiro de 2026.

Essa medida representa um ataque direto ao sistema de financiamento do setor agropecuário, especialmente para os pequenos e médios produtores, que mais dependem do crédito rural para custear suas safras.

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Paraná (Faep), as LCAs respondem por cerca de 43% dos recursos do crédito rural no Brasil. A nova taxação reduz a atratividade desses títulos para investidores, diminui o volume de recursos disponíveis no mercado e encarece os financiamentos penalizando quem produz alimento para o Brasil e o mundo.

Além disso, a consequência econômica é clara: menos crédito significa menor produção e maior custo no campo. Isso se traduz, inevitavelmente, em pressão inflacionária sobre os alimentos, aumento do custo de vida da população e desequilíbrio da política de juros. Em vez de conter a inflação, a MP pode forçar o Banco Central a manter juros mais altos por mais tempo, freando o crescimento do país.

No médio e longo prazo, a medida compromete a oferta interna de alimentos, agrava a insegurança alimentar, prejudica o controle da inflação e desestrutura cadeias logísticas e industriais que dependem do agro. Trata-se de um efeito dominó que começa com o produtor e termina no bolso da população.

O presidente da Faep, Ágide Eduardo Meneguette, foi direto: “Mais uma vez, o governo federal não ouviu o setor produtivo.” Nós, da Aprosoja MT, reiteramos esse alerta: a medida não soluciona o problema fiscal do país e, em contrapartida, fragiliza o motor da economia nacional.

Nos somamos à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que já iniciou articulações no Congresso Nacional para derrubar essa MP. Como afirmou o vice-presidente da FPA, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), “Não passará.”

Reforçamos que a base do agronegócio brasileiro está unida e mobilizada contra medidas que desestimulam o investimento, encarecem o crédito e colocam em risco a produção de alimentos.

O Brasil precisa de mais segurança jurídica e mais incentivo à produção, não de retrocessos que punem quem produz com eficiência e responsabilidade.

Lucas Costa Beber - Presidente da Aprosoja MT"

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem é arrastado em avenida após cair de motocicleta
#GERAL
VEJA VÍDEO
Homem é arrastado em avenida após cair de motocicleta
Motociclista é preso em flagrante entregando drogas em VG
#GERAL
DELIVERY DO MAL
Motociclista é preso em flagrante entregando drogas em VG
Hospital Unimed Cuiabá avança com realização de cirurgias eletivas
#GERAL
SAÚDE SUPLEMENTAR
Hospital Unimed Cuiabá avança com realização de cirurgias eletivas
Ciclista é atropelada por caminhonete em rodovia e morre
#GERAL
BATIDA FATAL
Ciclista é atropelada por caminhonete em rodovia e morre
PM apreende quase duas toneladas de drogas em dez dias em MT
#GERAL
TOLERÂNCIA ZERO
PM apreende quase duas toneladas de drogas em dez dias em MT
Homem é assassinado a facadas e suspeito alega vingança pessoal
#GERAL
DESAVENÇA FATAL
Homem é assassinado a facadas e suspeito alega vingança pessoal
Confira Também Nesta Seção: