Quarta-feira, 09 de Julho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quarta-feira, 09 de Julho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

AGRONEGÓCIOS Sexta-feira, 23 de Novembro de 2012, 08:38 - A | A

23 de Novembro de 2012, 08h:38 - A | A

AGRONEGÓCIOS / EVENTO NO TRT

Encerra nesta sexta o Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania

Projeto é desenvolvido pela Amatra23 em parceria com o TRT de Mato Grosso

DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA



A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 23ª Região (Amatra23) e a Escola Estadual Professor Ulisses Cuiabano, realizam, na tarde desta sexta-feira (23), a culminância (última etapa) do Projeto Trabalho Justiça e Cidadania (PTJC). A solenidade, que contará com a apresentação de ações desenvolvidas por professores e alunos da unidade educacional, ocorre às 14h, no Auditório do Tribunal Pleno do TRT/MT.

Desenvolvido com o objetivo de divulgar os direitos básicos dos trabalhadores, fortalecer a cidadania e aproximar o Judiciário da sociedade, o Projeto foi iniciado em maio deste ano e é um desdobramento do Programa Trabalho Justiça e Cidadania, desenvolvido pela Amatra23 em parceria com o TRT de Mato Grosso. O programa é uma idealização da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Serão apresentados durante a cerimônia oito mostras científicas e dinâmicas produzidas pelos próprios professores e alunos da Escola, abordando temas ligados ao direito dos trabalhadores e envolvendo questões da área de saúde, história, Copa do Mundo, entre outros. Os trabalhos foram organizados na forma de teatros, músicas, palestras e outros manifestações.

Conforme destaca o presidente da Amatra23, juiz Ivan Tessaro, o projeto constitui-se como uma importante ferramenta para difundir no meio escolar o papel do Poder Judiciário, em especial da Justiça Trabalhista. “Além de mostrar ao aluno o caráter social do Direito Trabalho em seu dia a dia, o projeto também contribui para o desenvolvimento da uma consciência cidadã junto aos nossos estudantes”, afirmou.

A culminância, que representa o encerramento do projeto por ser a última etapa prevista no cronograma de atividades vigente, contará com a presença de magistrados da Justiça do Trabalho, professores e alunos da unidade escolar, representantes da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), além de familiares dos envolvidos e demais convidados.

Projeto

O Projeto Trabalho Justiça e Cidadania foi lançado em meados de maio deste ano, em cerimônia realizada na Escola Estadual Ulisses Cuiabano. Entre julho e agosto a Amatra23 qualificou professores e funcionários da instituição para a execução do PTJC, em curso com carga horária de 20 horas/aulas.

Ao todo, foram promovidas desde o lançamento do projeto sete palestras sobre temas relacionados com o Direito do Trabalho e assuntos de interesses da comunidade escolar. As apresentações foram realizadas por magistrados e procuradores do trabalho e promotores de justiça com atuação em Mato Grosso.

A partir da qualificação, os professores organizaram com os alunos uma gincana. O objetivo era o de levá-los a conhecer os direitos básicos do trabalhador, despertá-los quanto à importância da ética e cidadania e, ainda, mostrar que existe a Constituição Federal, o Poder Judiciário e a Justiça do Trabalho.

Os trabalhos foram viabilizados ainda por meio da “Cartilha do Trabalhador”, fornecida pela Amatra23, e kits contendo detalhamentos do projeto e manual do professor.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Mãe flagra namorado mostrando pênis para filha de 9 anos em MT
#GERAL
ABUSO DE MENOR
Mãe flagra namorado mostrando pênis para filha de 9 anos em MT
PC descarta que maranhenses mortos em VG tinham ligação com facção nordestina
#GERAL
INVESTIGAÇÃO
PC descarta que maranhenses mortos em VG tinham ligação com facção nordestina
Zelador facilitou entrada de faccionados em condomínio onde dupla foi morta
#GERAL
TIROS E FACADAS
Zelador facilitou entrada de faccionados em condomínio onde dupla foi morta
Expoagro terá dia dedicado ao lambadão cuiabano
#GERAL
FESTIVAL CHICO GIL
Expoagro terá dia dedicado ao lambadão cuiabano
Facção de VG mata cinco maranhenses pertencentes a grupo rival
#GERAL
TRIBUNAL DO CRIME
Facção de VG mata cinco maranhenses pertencentes a grupo rival
Comboio com elefanta Kenya já está no Santuário dos Elefantes; vídeos
#GERAL
DIGNIDADE
Comboio com elefanta Kenya já está no Santuário dos Elefantes; vídeos
Confira Também Nesta Seção: