DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA
O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso promoveu ontem, 18/12, das 8h às 11h30, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região, a capacitação de 23 conselheiros tutelares de Cuiabá e Várzea Grande. A oficina foi conduzida pela vice-coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (COORDINFÂNCIA), a procuradora do Trabalho Thalma Rosa de Almeida.
A programação teve início com a apresentação dos 23 participantes, que representaram os Conselhos Tutelares do Planalto, do Santa Isabel, do Pedra 90, do Centro de Cuiabá, do Coxipó, do CPA, do Cristo Rei e do Centro de Várzea Grande. Em seguida, houve exibição do vídeo “Aprendiz: Um Novo Olhar”, feito pela Paiol Filmes para a Comissão Papel das Empresas e para o Fórum Paulista de Aprendizagem (FOPAP). Por meio de depoimentos reais de jovens e gestores de empresas, a produção gira em torno da ideia de que a aprendizagem é uma forma de oportunizar aos jovens a primeira experiência profissional e promover uma verdadeira transformação social.
Na sequência, a procuradora Thalma Rosa de Almeida proferiu palestra com o tema “A Lei de Aprendizagem Profissional”, falando, entre outros aspectos, sobre a definição de aprendizagem, a idade mínima necessária para fazer parte do programa e os requisitos para formalização da contratação do jovem aprendiz..
A capacitação contou com a presença da coordenadora da Unidade de Desenvolvimento em Educação Inicial e Continuada (UEDE) do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI/MT), Silvânia Maria de Holanda. Em sua palestra, a convidada falou sobre a “Atuação do Sistema S na Aprendizagem Profissional” e, no final de sua apresentação, elogiou os conselheiros tutelares. “Me preparando para essa palestra, fui buscar informações sobre o papel desempenhado por vocês e fiquei impressionada com a importância do trabalho. Desejo que tenham muita força e que continuem nessa luta”.
Para Flávia Cristina da Silva Carvalho, coordenadora dos Conselhos Tutelares de Cuiabá e membro do Conselho Tutelar do CPA, iniciativas como a do MPT são importantes porque promovem o diálogo e a troca de experiências. “Depois que as duas procuradoras começaram a fazer essas capacitações, nós passamos a ter muito mais conhecimento e informação para trabalhar. E acredito que, ouvindo os Conselhos Tutelares, os nossos desafios e maiores dificuldades, o MPT também passou a ter subsídios para promover uma atuação mais dinâmica e eficiente”, disse.
Essa foi a terceira capacitação promovida pelo Ministério Público do Trabalho este ano. A primeira ocorreu no dia 11/06, véspera do Dia Mundial e Nacional da Luta Contra o Trabalho Infantil, e, a segunda, no dia 21/09. Os dois eventos foram conduzidos pela coordenadora regional da COORDINFÂNCIA em Mato Grosso, a procuradora do Trabalho Marcela Monteiro Dória.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.