DA REDAÇÃO
Segundo ultimo Boletim do IMEA, a área aguardada para a próxima temporada no estado ficou projetada em 11,13 milhões de hectares, incremento de 2,55% em relação à safra 21/22.
A ampliação inicial está pautada pela valorização do preço da oleaginosa, demanda aquecida e o cenário de preços favoráveis dos subprodutos da soja, o que motivou alguns produtores a fazerem a conversão de áreas de pastagens para agricultura, principalmente em regiões onde a pecuária predomina — nordeste, noroeste e norte.
No que tange à produtividade, a estimativa foi projetada em 58,62 sc/ha, o que representa 1,26% abaixo em relação ao rendimento da safra 21/22. O médio-norte aparece com a maior área plantada e crescimento nas projeções, apesar da produtividade ser maior no Sudoeste e Norte do estado
Leia mais:
TJ reconhece legalidade da criação do Parque Ricardo Franco
Apesar do recuo na estimativa, neste primeiro momento as projeções ficam limitadas, devido a alguns pontos que podem impactar no decorrer da safra, como: condições climáticas e incertezas de investimento devido ao alto custo de produção.
Por fim, a produção ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.