Sábado, 19 de Julho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 19 de Julho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

AGRONEGÓCIOS Sábado, 05 de Julho de 2025, 12:46 - A | A

05 de Julho de 2025, 12h:46 - A | A

AGRONEGÓCIOS / PROJEÇÕES PARA AGRICULTURA

Projeto Imea em Campo apresenta resultados da etapa milho em Mato Grosso

Levantamento trouxe projeções atualizadas da safra de milho em Mato Grosso

DA REDAÇÃO



A sede da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) foi palco, na tarde desta sexta-feira (04.07), de uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados da etapa milho do projeto “Imea em Campo”. A iniciativa é uma realização do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em parceria com a Aprosoja Mato Grosso e o Instituto de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Iagro). O objetivo do projeto é realizar avaliações técnicas nas lavouras de soja e milho do estado, por meio de visitas diretas às propriedades rurais, garantindo dados mais precisos e regionalizados.

Durante o encontro com a imprensa, foram divulgadas análises sobre a safra atual do milho no estado, com informações que ajudam a embasar decisões de mercado e a reforçar o compromisso com a transparência de dados junto aos produtores. Para o Vice-presidente Oeste da Aprosoja MT, Gilson Antunes de Melo, a iniciativa reforça o elo entre pesquisa e campo, além de contribuir diretamente para a tomada de decisões no setor produtivo.

“O produtor, principalmente, vai ter uma ideia da safra atual de milho, para poder se balizar no mercado, se é hora de vender, se é hora de segurar. Isso traz segurança para ele, pois está vindo do Imea, que é uma entidade respeitada em questão de pesquisa. A Aprosoja MT inserida nesse projeto traz a confiança, porque o associado tem uma responsabilidade com a entidade, tem uma responsabilidade com a pesquisa, então os números com certeza vão ser muito próximos do estimado pelo Imea”, ressaltou Gilson.

O projeto “Imea em Campo” surgiu da necessidade de oferecer informações claras, técnicas e atualizadas aos produtores rurais, com base em indicadores confiáveis sobre o desempenho das lavouras. A metodologia inclui a coleta de dados sobre clima, volume de chuvas acumulado, data de semeadura, incidência de pragas e outras variáveis qualitativas e quantitativas.

Os dados revelam que, de forma geral, houve crescimento na produtividade do milho no estado. A região Médio-Norte, a maior produtora do estado, teve um destaque, com incremento de 11,89 sacas por hectare em relação ao relatório anterior, representando uma das maiores variações registradas. Além disso, segundo o Superintendente do Imea, Cleiton Gauer, com base na nova projeção, a produção de milho deve atingir 54,02 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 14,52% em relação à safra passada. Os dados sinalizam um bom desempenho, impulsionado principalmente pelas condições climáticas mais favoráveis nesta temporada.

A coleta dos dados foi realizada ao longo de mais de três meses, desde o início da safra de soja, possibilitando uma análise integrada das duas culturas. O trabalho de campo, de acordo com Cleiton Gauer, foi essencial para garantir a credibilidade e a abrangência dos resultados.

“O principal ponto é resultado de um grande esforço, principalmente da equipe de campo que foi in loco, visitou praticamente todas as regiões produtoras aqui do estado de Mato Grosso, a maior parte dos municípios produtores, então esse resultado tem uma grande distribuição amostral e um pedacinho de cada município do estado até chegar nesse indicador de produtividade e de produção que o nosso estado entregou nessa última temporada”, pontuou.

Ao analisar o histórico recente da produção agrícola no estado, Gauer reforça os desafios enfrentados pelo setor e a importância de projetos como o Imea em Campo para aprimorar o entendimento sobre a realidade do campo.

“E ao longo dos últimos anos, a gente tem passado por altos e baixos. Clima, produção que também o clima de ambos lados, tanto por um lado de uma produção muito positiva com um clima positivo, mas também do outro lado nós tivemos na safra passada, por exemplo, com soja, um clima bastante atípico que impactou a produção e realmente quebra de produção aqui no estado de Mato Grosso. Então, essa demanda ao longo dos últimos anos fez que o Imea trouxesse esse projeto para desenvolver um projeto mais profundo que conseguisse evoluir e passar mais em todas as regiões”, finalizou.

Com a apresentação dos resultados, a Aprosoja MT e o Imea reforçam o papel estratégico da informação de qualidade no planejamento da atividade agrícola, fortalecendo o vínculo entre entidades de pesquisa e o campo, e oferecendo ao produtor rural as ferramentas necessárias para atuar com mais segurança e assertividade no mercado.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem que se passava por menina em jogos online para abusar de crianças é preso
#GERAL
PREDADOR SEXUAL
Homem que se passava por menina em jogos online para abusar de crianças é preso
Criminoso de alta periculosidade é preso em Cuiabá
#GERAL
CRIMINOSO DE ALTA PERICULOSIDADE
Criminoso de alta periculosidade é preso em Cuiabá
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
#GERAL
NO NORTE DE MT
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Motorista morre após caminhão-tanque bater em carreta na MT-338
#GERAL
FOI ARREMESSADO
Motorista morre após caminhão-tanque bater em carreta na MT-338
Motociclista morre após bater em carro no centro de Sorriso
#GERAL
PERDEU CONTROLE
Motociclista morre após bater em carro no centro de Sorriso
Incêndio atinge prédio da agência de publicidade ZF Comunicação
#GERAL
NINGUÉM SE FERIU
Incêndio atinge prédio da agência de publicidade ZF Comunicação
Confira Também Nesta Seção: