DA REDAÇÃO
Será realizado nesta terça-feira (15/5), no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, o julgamento do primeiro recurso interposto via módulo 2º Grau do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).
Com isto, o TRT mato-grossense se tornará o primeiro Tribunal do país a julgar um recurso em processo totalmente eletrônico utilizando o PJe-JT, sistema resultante de um projeto coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os diversos tribunais brasileiros visando ao fim dos autos em papel.
O processo a ser julgado nesta terça teve início na Vara do Trabalho de Várzea Grande, também pelo sistema de PJe. O recurso à sentença chegou à 1ª Turma de Julgamento do TRT de Mato Grosso no último dia 7 de maio, em solenidade que contou com a presença do presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, e do presidente do TRT/MT, desembargador Tarcísio Valente. O recurso foi distribuído eletronicamente, tendo a relatoria ficado a cargo do desembargador Osmair Couto.
O julgamento será realizado no plenário do TRT de Mato Grosso com a seguinte dinâmica: o relator fará um resumo de seu voto e, caso apresentem divergência, os demais membros da Turma (desembargadores Edson Bueno e Roberto Benatar) irão se manifestar.
A rapidez no momento de julgar também é uma das vantagens do PJe: uma vez que desde quinta-feira (10) passada, quando o relator concluiu seu voto, este foi disponibilizado aos demais membros.
Projeto
O Processo Judicial Eletrônico (PJe) é um projeto coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os diversos tribunais brasileiros. Os módulos do PJe específicos para a Justiça do Trabalho (PJe-JT) estão sendo desenvolvidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunais Regionais do Trabalho. Em 1º grau, o sistema já está em funcionamento em sete Varas do Trabalho. Além do TRT mato-grossense, outros dois TRTs (12ª Região-SC e 7ª Região-CE) já utilizam o PJe-JT em segundo grau de jurisdição.
As informações são da Assessoria de Imprensa do TRT.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.