LUCAS RODRIGUES
DA REDAÇÃO
Das faculdades de Direito da capital mato-grossense, a Unic Tangará do Sul, Unic/AMEC Várzea Grande, Unic Barão e a Faculdade Afirmativo tiveram os piores desempenhos no X Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, segundo relatório divulgado pelo Conselho Federal da OAB.
Dos 10 candidatos da Tangará e AMEC inscritos no teste, nenhum conseguiu passar na fase final. Na Unic Barão, apenas 1 (8,93%) dos 12 alunos que realizaram o teste foi aprovado. Já na Afirmativo, 5 dos 81 estudantes conseguiram a aprovação, uma média de 6,17%.
No outro extremo, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) conseguiu registrar 40% de aprovação, o que a coloca acima da média nacional (28,07%) e regional (21,68%). Dez dos 25 alunos da universidade conseguiram passar na 2ª fase do exame.
As demais filiais da Unic em Cuiabá tiveram resultados um pouco melhores. A Unic localizada na Avenida Beira Rio, aprovou 175 (23,27%) de 739 estudantes enquanto a Unic Pantanal obteve média de 26,14%, com a aprovação de 23 dos 92 alunos que realizaram a prova.
Também ficaram abaixo da média nacional os estudantes do Centro Universitário Cândido Rondon – Unirondon (23,45%), a Faculdade Para o Desenvolvimento do Estado e do Pantanal Mato-Grossense -FAP (16,67%) e o Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura-ICEC (22,02%).
As duas fases da prova foram aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) entre abril e junho deste ano. Na 1ª fase do exame, onde há maior aprovação, o candidato deve responder as perguntas objetivas, enquanto que na 2ª fase (fase final) são exigidas respostas para quatro questões e a elaboração de uma peça prático-profissional.
Interior
No interior do Estado, a Unic Industrial, localizada no município de Sinop, foi a que registrou melhor desempenho. Dezenove candidatos se inscreveram e nove (42,11%) passaram.
Outro curso de Direito que se destacou no interior foi o oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Cáceres. Obteve média de 40,63%, tendo 25 alunos aprovados em um total de 64 candidatos.
Também ficaram acima da média nacional a Faculdade de Ciências Jurídicas,Gerenciais e Educação de Sinop (36,36%) e a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Sinop (34,88%).
Os piores resultados foram protagonizados pelos candidatos das Unemat de Barra do Bugres e de Campos e Lacerda e da Unic de Primavera do Leste, ambas com nenhum classificado, além dos alunos das Faculdades Integradas de Rondonópolis, com dois (3,85%) candidatos aprovados de 52 que fizeram a prova.
Nível nacional
Dentre as 26 seccionais da OAB no Brasil, Mato Grosso ficou com o 8º pior desempenho no X Exame de Ordem.
Dos 2.932 inscritos, 608 conseguiram passar na fase final, o que resultou em uma aprovação de 21,68% dos candidatos, abaixo da média geral do país, que ficou em 28,07%.
Apenas os candidatos dos Estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Pará e Alagoas tiveram resultados inferiores (leia AQUI).
Confira AQUI o índice de aprovação no X Exame de Ordem por universidade.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.