LUCAS RODRIGUES
DA REDAÇÃO
Em um balanço das últimas nove edições do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Mato Grosso ficou em quinto lugar entre os Estados que menos tiveram candidatos aprovados no teste.
Os dados foram divulgados pelo site Consultor Jurídico, com base em estudo feito pela OAB em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, responsável pela elaboração do exame.
De acordo com as estatísticas, o índice de aprovação dos candidatos mato-grossenses neste período foi de 37,8%, abaixo da média nacional de 46%.
No geral, os mato-grossenses aprovados representam 1,9% do total de candidatos que passaram no exame da OAB.
Apenas os candidatos dos Estados do Amapá (33,3%), Amazonas (34,8%), Roraima (36,7%) e Rondônia (37,1%) obtiveram desempenhos inferiores aos examinandos de Mato Grosso.
No lado inverso, o Estado do Ceará ficou em 1º lugar entre os que mais aprovaram nas últimas nove edições do Exame da OAB, com índice de 54,9%. Na vice-liderança figurou o Rio Grande do Sul (51,2%), seguido por Minas Gerais, com 50,6% dos candidatos aprovados.
Universidades
No estudo, também constam as 35 instituições com melhor desempenho nas últimas três edições do teste. Nenhuma universidade mato-grossense figura na lista.
A primeira colocada é a Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, com 85,7% de aprovação, seguida da Universidade Federal de Viçosa (75,8%), USP — campus de São Paulo (70,9%), Universidade Federal de Pernambuco (69,3%), Universidade Federal de Minas Gerais (68,8%) e Unesp (também com 68,8%).
Leia mais sobre o assunto:
Unic e Afirmativo tem o pior desempenho em Cuiabá
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.