DA REDAÇÃO
O Sicredi concluiu o ciclo de assembleias de 2025, marcado por uma expressiva mobilização dos associados. Entre janeiro e abril, foram realizados 1,3 mil encontros promovidos por suas 103 cooperativas em todo o país. Ao todo, as assembleias reuniram 1,4 milhão de pessoas, representando um crescimento de 40% em relação ao ano anterior — um recorde de participação.
No modelo do cooperativismo de crédito, as assembleias representam um momento importante, em que os associados participam ativamente das decisões da cooperativa por meio do voto. Durante os encontros, realizados de forma presencial e digital, os participantes se atualizam sobre os principais acontecimentos e resultados financeiros do ano anterior e têm a oportunidade de deliberar sobre a distribuição desses resultados, votar propostas de investimento social e decidir sobre outras pautas relevantes, como a escolha de lideranças.
“O engajamento recorde que alcançamos neste ciclo de assembleias demonstra a força do nosso modelo cooperativo e o quanto os nossos associados estão cada vez mais conscientes do seu papel como protagonistas e donos do negócio. A participação ativa, seja presencialmente ou pelos canais digitais, reforça o compromisso coletivo com a construção de uma gestão ainda mais transparente, democrática e alinhada com as necessidades das comunidades onde atuamos”, afirma Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi.
Ao todo, foram processados mais de 3,8 milhões de votos, assegurando transparência, representatividade e a voz ativa dos associados nas decisões. A participação registrada em 2025 corresponde a 16,5% do total de 9 milhões de associados.
Para o presidente da Central Sicredi Centro Norte — que abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e algumas cidades de Goiás —, João Spenthof, a assembleia é a ocasião em que o associado exerce seu poder genuíno de dono da cooperativa, ajudando a definir os rumos do negócio, participando das decisões e compartilhando dos resultados alcançados. “É crescente o número de associados e o interesse deles em conhecer o cooperativismo de crédito e o Sicredi, uma instituição financeira comprometida com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades onde atua”, finaliza o presidente.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.