Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

ECONOMIA Sexta-feira, 16 de Setembro de 2016, 17:01 - A | A

16 de Setembro de 2016, 17h:01 - A | A

ECONOMIA / ARARATH

Ministro do STF nega novo pedido de soltura a Eder Moraes

Toffoli entendeu que cabe ao STJ analisar, no mérito, a situação do ex-secretário

DA REDAÇÃO



O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar por meio da qual a defesa do ex-secretário de Fazenda do Estado de Mato Grosso Eder de Moraes Dias buscava a revogação de sua prisão preventiva.

Na decisão tomada no Habeas Corpus (HC) 136669, o relator destacou que, além do óbice de súmula do STF, não foi demonstrada qualquer ilegalidade nos autos que autorize liminarmente a soltura do acusado. O ex-secretário estadual é investigado no âmbito da Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal em Mato Grosso.


Em decisão tomada em maio deste ano, no HC 133894, o ministro Dias Toffoli afastou a prisão preventiva de Moraes ao verificar que a defesa não foi ouvida acerca da informação de que ele teria desrespeitado medida cautelar referente ao monitoramento eletrônico.

Na ocasião, o ministro ressalvou a possibilidade de o juízo de primeira instância reexaminar a matéria, desde que respeitado o contraditório prévio. Após a manifestação da defesa, o juízo da 5ª Vara Federal de Mato Grosso decretou novamente a prisão preventiva com base no descumprimento da medida cautelar alternativa.


A defesa impetrou habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), mas a ordem foi negada. Em seguida, impetrou habeas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas o relator do caso naquela corte indeferiu o pedido de liminar.


No STF, os advogados de Eder de Moraes alegam que ele está submetido a constrangimento ilegal com o restabelecimento da prisão, uma vez que o juízo de primeira instância teria ignorado os argumentos suscitados e indeferido as diligências requeridas. Assim, pediam deferimento de  liminar para suspender a prisão e, no mérito, que seja reconhecido o direito à produção da prova por meio da qual pretendem demostrar a regularidade da conduta de seu cliente, e que ele permaneça sujeito às mesmas medidas cautelares anteriores.

Indeferimento

O ministro Dias Toffoli entendeu que no caso incide a Súmula 691 do STF, que veda o conhecimento de HC, no Supremo, contra decisão de relator que indefere liminar em habeas corpus impetrado em tribunal superior.

Ele observou que a jurisprudência do Tribunal tem abrandado o verbete e admitido a impetração se os autos demonstrarem hipótese de flagrante ilegalidade, abuso de poder ou teratologia. Porém, no caso, não se verificou qualquer ilegalidade na decisão do STJ que indeferiu liminar. Para o ministro, a pretensão da defesa é trazer ao conhecimento do Supremo questões não analisadas definitivamente no STJ, “em flagrante intenção de suprimir a instância antecedente”.


O relator afastou também qualquer ilegalidade na decisão que restabeleceu a prisão preventiva, “não sendo os argumentos apresentados suficientes para colocá-lo em liberdade liminarmente”.

Quanto à alegação de indeferimento de diligências, destacou que, segundo a jurisprudência pacífica da Corte, o indeferimento fundamentado de diligências pelo juízo processante não acarreta cerceamento de defesa, e citou diversos precedentes nesse sentido.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Após briga em boate, vereador mostra dedo a policiais e vai preso
#GERAL
TRANSTORNADO
Após briga em boate, vereador mostra dedo a policiais e vai preso
Motociclista cai após passar por quebra-molas e morre em UPA
#GERAL
FATALIDADE
Motociclista cai após passar por quebra-molas e morre em UPA
Homem é esfaqueado no pescoço e morre durante briga com desafeto
#GERAL
PRESO EM FLAGRANTE
Homem é esfaqueado no pescoço e morre durante briga com desafeto
Motociclista invade pista, bate em caminhão e morre na hora
#GERAL
EM ZIGUE-ZAGUE
Motociclista invade pista, bate em caminhão e morre na hora
Faccionado é sequestrado e executado a tiros
#GERAL
NINGUÉM FOI PRESO
Faccionado é sequestrado e executado a tiros
Motorista perde o controle do carro, bate em árvore e morre
#GERAL
TRAGÉDIA NA PISTA
Motorista perde o controle do carro, bate em árvore e morre
Confira Também Nesta Seção: