Domingo, 13 de Outubro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Domingo, 13 de Outubro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

ECONOMIA Domingo, 18 de Agosto de 2024, 09:07 - A | A

18 de Agosto de 2024, 09h:07 - A | A

ECONOMIA / AMPLIAÇÃO

Proprietário de cervejaria artesanal multiplica sua produção com crédito do Governo

Capacidade produtiva saiu de mil litros para dez mil litros mensais

DA REDAÇÃO



Há dez anos, o empresário Waldevan Barcelos de Paula abriu uma cervejaria artesanal pelo desejo de produzir sua própria cerveja e evitar a necessidade de sair de casa para comprá-la. Hoje, após obter um financiamento da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso - Desenvolve MT, sua produção mensal cresceu em 10 vezes, já conta com a sua segunda filial e um novo projeto de expansão em andamento.

“Eu aprendi a fazer cerveja com vídeos na internet. Depois, conheci pessoas que também produzem, eles foram me ensinando e eu também fiz alguns cursos. Então, o que inicialmente foi por curiosidade na internet, agora virou esse empreendimento que, no ano passado, possibilitou a abertura de uma filial que é um motivo de orgulho nosso”, destacou o empreendedor.

Waldevan explicou que o financiamento foi crucial para multiplicar sua produção e que parte do recurso foi utilizado para a compra de equipamentos de fabricação da cerveja, como os tanques de fermentação, além de insumos e instalações. A partir dessa estrutura, eles atualmente produzem oito tipos de cervejas e cerca de 10 mil litros mensais, sendo que no começo produziam mil litros.

“Enxergamos que era um mercado muito promissor naquela época. Precisávamos do crédito para expandir e nos mudarmos para um novo endereço. Foi então que conhecemos a Desenvolve MT e conseguimos fazer o financiamento para ampliar nossa produção”, contou Waldevan, que também é sommelier de cerveja e oferece cursos e tours pela fábrica.

Leia mais:

Taxa de desemprego em MT é a segunda menor do país, aponta IBGE

Atualmente, a Cervejaria conta com uma sócia, além de Waldevan ter o apoio e auxílio de sua esposa. “Para quem está começando hoje, meu conselho é fazer um plano de negócio, estudar bem o mercado, fornecedores, clientes, concorrência e instituições. A maior dificuldade que tivemos foi fazer a gestão, contabilidade e custos. Construir nosso produto e nossa marca também foi uma parte bem difícil, a gente procurou ajuda e orientação de quem era experiente e que poderia nos auxiliar”, explicou o empresário.

Um dos sonhos que o empreendedor tinha para sua fábrica era conquistar o reconhecimento com seus produtos. Este veio a partir de três medalhas, sendo uma de ouro na Copa Sul Americana de Cerveja, uma de prata no Concurso Brasileiro de Cerveja e prata em outros concursos nacionais.

“Isso (premiações) para nós é muito gratificante, porque tudo que foi feito está sendo validado com essas conquistas, não só financeiras, mas também com o reconhecimento dos clientes e do mercado pelo trabalho que fizemos até agora”, enfatizou o empreendedor.

Mas os planos ainda não foram encerrados, o empresário já tem novos objetivos para a cervejaria. Como o lançamento de uma cerveja lowcarb, aquisição de novos equipamentos e expansão.

A Desenvolve MT está comprometida em apoiar a industrialização do estado. “Nós oferecemos condições especiais para financiamento de inúmeros itens e insumos, através de nossas linhas de crédito. Seguimos aqui para impulsionar empreendedores como Waldevan e apoiar o desenvolvimento econômico de Mato Grosso", destaca Mayran Beckman, presidente da Desenvolve MT.

Crédito
A linha Desenvolve Empresarial oferece duas modalidades de crédito: Invest e Invest MIX. Ambas possibilitam empréstimos de até R$1,5 milhão, com taxas de juros de até 1,20% ao mês e prazo de até 10 anos para pagamento.

Essa linha é ideal para a expansão de empresas, cobrindo uma ampla gama de necessidades, como financiamento de máquinas e equipamentos, obras civis, aquisição de insumos e estoque, entre outros. Além disso, a modalidade Invest MIX permite que até 30% do crédito seja utilizado para capital de giro associado, proporcionando maior flexibilidade ao empreendedor.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem é internado após agressão motivada por ciúmes em Cocalinho
#GERAL
15 PONTOS
Homem é internado após agressão motivada por ciúmes em Cocalinho
Professor de futebol acusado de abuso sexual de alunos de projeto social é preso
#GERAL
MONSTRO
Professor de futebol acusado de abuso sexual de alunos de projeto social é preso
Mulher mata marido com facada após ser agredida por ele
#GERAL
NO PEITO
Mulher mata marido com facada após ser agredida por ele
Motorista de aplicativo suspeito de agredir mãe com filho autista é encontrado
#GERAL
UM DIA DEPOIS
Motorista de aplicativo suspeito de agredir mãe com filho autista é encontrado
'Homem Aranha' de MT invadiu e furtou 18 apartamentos; criminoso foi solto em agosto
#GERAL
REINCIDENTE
'Homem Aranha' de MT invadiu e furtou 18 apartamentos; criminoso foi solto em agosto
Motorista morre em acidente após colidir com árvore na MT 358
#GERAL
EM TANGARÁ DA SERRA
Motorista morre em acidente após colidir com árvore na MT 358
Confira Também Nesta Seção: