ALLAN PEREIRA E MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
A deputada estadual e candidata à reeleição Janaina Riva (MDB) usou o histórico familiar dos pais, o ex-deputado estadual José Riva e a ex-candidata Janete Riva, para exemplificar a candidatura da primeira-dama Márcia Pinheiro (PV) ao Governo. Para a parlamentar, a candidata da esquerda já nasce fraca.
Janaina afirmou também que no interior Márcia Pinheiro é pouco conhecida e os eleitores pensam que Mauro Mendes é candidato único.
"Meu pai já cometeu esse equívoco no passado. Para mim, era muito semelhante. Minha mãe não tinha opção na época porque não tinha outro candidato. Tinha uma chapa de estaduais e federais já consolidadas. Lá atrás, tinha uma opção, mas foram por esse caminho", disse Janaina na manhã desta segunda-feira (29).
Leia mais:
Multados pelo Ibama em MT, produtores doam para a campanha de Bolsonaro
Vagões do VLT podem ser vendidos ao governo da Bahia, diz senador
Em 2014, após o pai e ex-deputado estadual José Riva ter o registro de candidatura para o Governo indeferido, a mulher Janete Riva foi colocada para substitui-lo na disputa.
Janaina vê situação semelhante com Márcia, que foi escolhida depois do senador Carlos Fávaro (PSD) ter negado o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para disputar o Palácio Paiaguás, por duas vezes.
Antes de Fávaro, o próprio marido de Márcia, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), ensaiou entrar na disputa, mas desistiu devido ao fraco apoio político recebido.
O desafio agora da primeira-dama e candidata é descolar a sua imagem do marido prefeito.
A deputada estadual pontua que seria diferente se Márcia trabalhasse o viés da independência feminina. "Mas agora a gente já viu que vai ser mais do mesmo", diz. Avalia também que a primeira-dama faz uma "campanha inexpressiva" e que não é "vista" pela população.
"Principalmente no interior, ninguém conhece, ninguém sabe o que está acontecendo. Acham que o Mauro é o candidato único. É importante pensar nisso. Muitos me perguntam por que eu não fui candidata [ao Governo] e é por isso, você tem que ter perna para chegar em todo lugar, como a gente brinca", pontua.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.