MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
Possíveis sanções aplicadas pela União Européia a produtos de Mato Grosso preocupam o Estado, segundo o governador Mauro Mendes (União). Ele ponderou que os europeus deveriam "tirar o chapéu" para a preservação do agronegócio mato-grossense.
A fala foi feita em entrevista à TV Centro América nesta terça-feira (13). O Parlamento Europeu se prepara para votar na semana que vem um projeto de lei que cria sanções comerciais para produtos ligados a desmatamento recente.
De acordo com a imprensa nacional, o projeto seria direcionado ao Brasil, que tem visto aumento no volume do desmatamento, em especial na Amazônia, desde 2019.
Leia mais:
Fogo em Chapada destruiu mais de 19 mil hectares de Cerrado
Parque Cristalino tem novos incêndios
"Essa conversa desses europeus, a gente precisa analisar bem porquê o Estado de Mato Grosso é hoje a região do planejta que mais produz alimentos e respeita o meio ambiente", disse comparando o Estado com regiões de China, Rússia, Índia e Estados Unidos.
A possibilidade de sanções na Europa poderia atingir produtos que movimentam o Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso, principalmente a soja e o milho.
"A Califórnia tem 14% de área preservada e usa 86%. MT tem 66% de area preservada e produzindo em 34%. Ninguém, no mundo, tem o que a gente tem aqui em Mato Grosso. Esses caras tinham que tirar o chapéu, apaludir, porque produzimos alimento para o mundo e somos exemplo de preservação", seguiu Mauro.
O governador defendeu que sua gestão tem tomado "duras e corretas medidas para combater o desmatamento ilegal". "Nós temos, hoje, o mais moderno sistema brasileiro de desmatamento ilegal. Nós, como governo, estamos fazendo com todo rigor aquilo que determina a lei brasileira", concluiu.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Ellen Luiza Gomes de Araujo 13/09/2022
Tirar chapéu para a fumaça que está nos SUFOCANDO.
1 comentários