DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA
Nesta quarta-feira, (11/7), às 15 horas, o defensor público geral em exercício, Hercules da Silva Gaíva e o 2º sub defensor geral, Marcos Rondon, assinam junto com o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli, termo de adesão ao Programa de Desenvolvimento Institucional – PDI. A Defensoria Pública é o primeiro órgão público do Estado a aderir ao programa com objetivo de desenvolver seu primeiro planejamento estratégico.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso lançou o PDI no dia 25 de junho para os prefeitos dos oito maiores municípios de Mato Grosso. O programa será desenvolvido pelo TCE-MT com objetivo de melhorar a eficiência dos serviços públicos mediante a transferência de práticas de gestão e tecnologia aos gestores públicos. Para o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, “o PDI será um dos carros-chefe do Tribunal e que reforça a função orientativa aos fiscalizados na melhoria dos indicadores sociais e da gestão pública”, disse.
O PDI compreende cinco projetos macros com diversos subprojetos focados em fomentar a prática do Planejamento Estratégico, na transparência e no avanço tecnológico.
“É hora de avançar mais no desenvolvimento da administração gerencial nos órgãos fiscalizados e na parceria com a sociedade civil para o exercício efetivo do controle social”, finalizou oi presidente.
A proposta do TCE-MT é oferecer apoio na elaboração de Planejamento Estratégico das unidades gestoras com períodos de no mínimo cinco anos. Por meio da experiência do TCE-MT, os fiscalizados serão instrumentalizados com cursos de capacitação. Em princípio terá como foco os municípios maiores: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Siinop, Sorriso e Barra do Garças. Para o biênio 2012-2013 será oferecido apoio para 20 municípios, no entanto todos os 141 municípios podem ter acesso aos software do Planejamento Estratégico e de outras ferramentas do TCE-MT.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.