DA REDAÇÃO
As secretarias de Estado de Saúde, Educação e Segurança Pública assinaram, na seguinda-feira,11, o termo de adesão ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Para o presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, a assinatura do termo de adesão “é um momento histórico para o controle externo, para o governo do Estado e para a população, pois marca a preocupação com o planejamento”. O evento ocorreu no auditório da Escola Superior de Contas, às 10h30min, e foi transmitido ao vivo pelo Portal do TCE-MT.
Os secretários de Estado que assinaram a adesão ao PDI já participaram na semana passada de uma reunião com o TCE-MT para conhecer mais sobre o projeto, o sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) e a importância da adoção do planejamento no setor público. “Implantado em 2006, o gerenciamento colocou o TCE-MT no lugar de referência nacional em aprimoramento do controle externo”, disse Novelli.
O governador do Estado, Silval Barbosa, enalteceu a iniciativa do Tribunal de Contas de Mato Grosso e afirmou que “as ferramentas desenvolvidas pelo TCE-MT vão potencializar a eficiência do planejamento e a sociedade só tem a ganhar”.
“As ferramentas desenvolvidas pelo TCE-MT vão potencializar a eficiência do planejamento e a sociedade só tem a ganhar” Silval Barbosa, governador de Mato Grosso
O evento foi composto por dois atos, a adesão ao PDI, por parte das Secretarias Estaduais, e o atendimento à solicitação do presidente da Atricon, o conselheiro Antonio Joaquim que solicitou o software de Gestão do Planejamento Estratégico (GPE) ao presidente do TCE-MT, o conselheiro José Carlos Novelli. O objetivo é para disponibilizar o GPE para todos os Tribunais de Contas do país. “Com a parceria entre TCE-MT e Atricon, todos os Tribunais de Contas do país que tiverem interesse no o sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico poderão fazer uso dessa importante ferramenta”, disse, Antonio Joaquim. O GPE será disponibilizado, gratuitamente no Portal da Atricon.
O 'software' do GPE é utilizado pelo TCE-MT desde 2006, quando iniciou o primeiro ciclo do Planejamento Estratégico de Longo Prazo da instituição. A adoção da cultura de planejamento fez da organização um 'case' de sucesso, com o TCE-MT sendo reconhecido como modelo e referência nacional em controle externo.
Participaram da mesa solene o presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli, o governador do Estado, Silval Barbosa, o presidente da Atricon e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, o vice-presidente do TCE-MT, conselheiro Waldir Teis, o ouvidor-geral do TCE-MT, conselheiro Valter Albano, o conselheiro Domingos Neto, os conselheiros substitutos Luiz Carlos Pereira e Luiz Henrique Lima, o procurador chefe do Ministério Público de Contas, William Brito, o secretários de Estado de Saúde, Mauri de Lima, de Educação Ságuas Moraes, o de segurança de Estado de Justiça e Segurança Pública, Alexandre dos Santos, o secretário chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf e o secretário de Fazenda, Marcel Cursi.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.