LAÍSE LUCATELLI
DO MIDIANEWS
Os deputados estaduais definiram, em reunião no Palácio Paiaguás, na tarde desta terça-feira (8), referendar o nome de Sérgio Ricardo (PR) para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele será sabatinado na manhã desta quarta-feira (9), a partir das 9 horas, durante a sessão da Assembleia Legislativa. A sua posse no TCE pode ser feita já nesta quinta-feira.
O nome do deputado republicano foi escolhido por consenso, confirmando as expectativas do meio político. Sérgio vem trabalhando para assumir uma vaga no TCE, há pelo menos três anos.
“O deputado Sérigo Ricardo admitiu seu interesse em ir para o TCE. Diante disso, perguntamos se havia mais alguém interessado, mas todos disseram que estavam interessados apenas se o Sérgio não quisesse em assumir o cargo”, informou o presidente da Assembleia, José Riva (PSD), após a reunião, que foi encerrada no começo da noite.
O líder do Governo no Legislativo, deputado Romoaldo Junior (PMDB), reafirmou que a indicação de Sérgio Ricardo para o TCE era natural, nesse momento. “Pela sua história, pela sua liderança, nada mais justo que essa vaga seja dele”, apontou. “Para a alegria do deputado Nininho Bortolini (PR), que vira titular, e do Mauro Savi (PR), que se torna 1º secretário da Casa”, observou o deputado, bem-humorado.
Após a sabatina, haverá uma votação e os deputados decidirão se aprovam ou não a indicação do deputado. A expectativa é de que a indicação seja encaminhada ao governador Silval Barbosa (PMDB) até o final da semana, para que seja feita a nomeação.
O deputado José Domingos Fraga (PSD) vinha reivindicando também a oportunidade de ir para o TCE, mas, assim como os deputados republicanos havia feito na tarde de segunda-feira, abriu mão do projeto para apoiar Sérgio Ricardo.
O republicano ocupará a cadeira deixada vaga por Alencar Soares, que deixou o pleno do tribunal na última quinta (3) para disputar a Prefeitura de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá). Como o conselheiro aposentado foi indicado pela Assembleia, a indicação de seu substituto também é prerrogativa do Legislativo.
Outros assuntos
A reunião entre os deputados e o governador durou pouco mais de três horas. Além da sucessão no TCE, foram debatidos assuntos como a saúde financeira do Estado.
O governador ouviu as reclamações dos deputados quanto à falta de investimentos em determinados setores, como saúde e estradas. Posteriormente, ele expôs a situação financeira do Estado, falou sobre o ajuste fiscal e pontuou o que era possível fazer.
Para tratar dos números com mais profundidade, os deputados devem se reunir com o secretário de Planejamento, José Gonçalves Botelho, ainda nesta semana
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.