Terça-feira, 15 de Outubro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 15 de Outubro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2013, 08:07 - A | A

05 de Dezembro de 2013, 08h:07 - A | A

GERAL / EM SÃO PAULO

Advogado é preso no lugar do cliente e ainda é ridicularizado

Ele ficou 4 horas detido, mesmo afirmando se tratar de erro do Judiciário

DO MIGALHAS



Erro em mandado expedido pela 1ª vara Cível de Indaiatuba/SP causou a prisão de advogado no lugar de seu cliente. Somente depois de quatro horas preso a falha foi detectada e o advogado liberado. Posteriormente, durante nova audiência, o mesmo advogado foi vítima de manifestação jocosa da autoridade judicial local por conta do ocorrido.

A Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP e a subsecção de Indaiatuba divulgaram nota de repúdio pela prisão indevida. “A classe repudia todo o episódio, começando pelo erro inadmissível perpetrado por um Cartório que expede um mandado de prisão em nome do advogado da causa. Pior: ele é cumprido com truculência, mesmo diante do veemente esclarecimento do advogado. O episódio se agrava com a manifestação irônica posterior, feita em uma audiência, sobre o episódio, desdobrando-se em ofensas generalizadas à classe dos advogados”, diz o presidente da OAB/SP, Marcos da Costa.

Segundo o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP, Ricardo Toledo Santos filho, a Comissão entende que houve violação de prerrogativas profissionais está ouvindo todos os operadores do Direito presentes à audiência para esclarecer os fatos e, posteriormente, tomar as medidas administrativas e judiciais cabíveis.

NOTA DE REPÚDIO

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, a 113ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil e suas respectivas Comissões de Direitos e Prerrogativas, tomaram conhecimento de gravíssimo episódio consubstanciado em expedição indevida e errônea de mandado de prisão, pela 1ª Vara Cível de Indaiatuba, em desfavor de Advogado, quando, em verdade, o mandado deveria ter sido confeccionado contra o réu do processo, defendido pelo Advogado vitimado. O Advogado veio de ser detido e conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi trancafiado.

A OAB SP e a Subseção local consideram inaceitável esse acontecimento, que é de extrema gravidade, e repudiam-no com veemência e de forma pública. Providências estão sendo adotadas com o propósito de coibir práticas intoleráveis como a aqui noticiada e de apurar as responsabilidades.

Ademais, a Subseção de Indaiatuba da OAB recebeu a informação de que, posteriormente a essa indesculpável afronta, autoridade local teceu considerações jocosas e irônicas contra a Advocacia em geral e ao Advogado detido em particular, em audiência pública, na presença de diversas pessoas, fato que já é objeto de procedimento interno.

Atitudes dessa natureza acirram ânimos, incitam confrontos

desnecessários e em nada contribuem, além de denotarem ausência de respeito e urbanidade, apanágios que deveriam nortear as relações profissionais no meio forense.

Deste modo, a OAB SP reafirma seu explícito e inarredável compromisso pela defesa da valorização da classe, pelas prerrogativas profissionais dos Advogados, pela preservação do Estado Democrático de Direito e das liberdades públicas constitucionais.

Indaiatuba (SP), 27 de novembro de 2013.

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo

113ª Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Indaiatuba

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem de 51 anos é encontrado morto em caminhão
#GERAL
MORTE A INVESTIGAR
Homem de 51 anos é encontrado morto em caminhão
Autocuidado é essencial para prevenção do câncer de mama
#GERAL
OUTUBRO ROSA
Autocuidado é essencial para prevenção do câncer de mama
Homem morre afogado ao tentar salvar chinelo do neto em rio de MT
#GERAL
RIO DAS MORTES
Homem morre afogado ao tentar salvar chinelo do neto em rio de MT
#GERAL
PEDIDO DE SOCORRO
"Me ajuda. Meu pai abusou de mim", diz mensagem de aluna em caderno
Jovem denuncia 13 anos de abuso sexual cometido pelo avô em MT
#GERAL
MONSTRO
Jovem denuncia 13 anos de abuso sexual cometido pelo avô em MT
Homem obriga esposa a manter relações sexuais com outras pessoas
#GERAL
ESTUPRO
Homem obriga esposa a manter relações sexuais com outras pessoas
Confira Também Nesta Seção: