ALLAN PEREIRA
Da Redação
O bispo emérito Dom Gentil Delazari morreu aos 82 anos na noite desta segunda-feira (31), no Hospital Santo Antônio, em Sinop (a 500 km de Cuiabá). A causa da morte não foi revelada.
Dom Gentil nasceu em setembro de 1940, no município de Encantado, interior do Rio Grande do Sul. Ordenou-se como padre aos 18 anos, e como bispo em março de 1994, aos 54.
Após passar quase quatro décadas atuando na comunidade católica do Rio Grande do Sul, Dom Gentil se muda para Sinop em junho de 1994, assumindo como bispo coadjutor na Diocese do Município.
Leia mais:
MPF aponta crime contra a democracia e manda PF investigar bolsonaristas
Em 1995, assumiu como bispo titular, permanecendo como o principal líder da comunidade católica de Sinop por 21 anos.
Em 20 de janeiro, ele se tornou bispo emérito da Diocese de Sinop.
Em nota de pesar, o atual titular da Diocese de Sinop, Dom Canísio Klaus, lamentou a morte de seu antecessor.
"A Diocese de Sinop agradece a Deus por todo o trabalho, de dedicação e entrega generosa deste Servo de Deus e Missionário, que apascentou por 21 anos nossa Igreja Diocesana, e por seis anos permaneceu conosco como Bispo Emérito. O seu ministério episcopall foi caracterizado pelo anúncio incansável do Evangelho, tornando Cristo mais conhecido e amado, conforme seu lema episcopal: 'Preparai os Caminhos do Senhor'", diz bispo em nota de pesar.
O governador Mauro Mendes (União Brasil) e a primeira-dama Virginia Mendes também lamentaram a morte do bispo emérito de Sinop.
“Foi com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do bispo Dom Gentil Delazari. Um homem generoso e de fé, que conduziu a Diocese de Sinop com presteza e sabedoria. Que Deus conforte o coração de todos os familiares, fiéis e amigos nesse momento de dor e tristeza”, lamentaram Mauro e Virginia.
O velório ocorreu na Catedral Sagrado Coração de Jesus às 5h. Uma missa será realizada por volta das 5h. Já às 17h, será celebrada a Missa de Exéquias, seguida do sepultamento na Cripta da Catedral, também nesta segunda.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.