LÁZARO THOR
Imagens recebidas pela reportagem do Midiajur mostram que a ação de fiscalização da Vigilância Sanitária e do Procon Municipal que encontrou 80 Kg de carnes podres ocorreu no Supermercado Curió.
Leia mais:
Vigilância Sanitária encontra mais de 80 kg de carne podre em mercado de Cuiabá
O Procon e a Vigilância Sanitária não divulgaram inicialmente em qual supermercado as carnes foram apreendidadas. As imagens recebidas pelo Midiajur mostram, no entanto, que o fato aconteceu em uma das unidades do Supermercado Curió. A franquia tem unidades na avenida São Sebastião e na Miguel Sutil, próximo ao Círculo Militar, além de uma unidade no bairro Cidade Alta.
A fiscalização do Procon e da Vigilência Sanitária encontrou produtos impróprios para consumo, com prazos de validade vencidos, embalados incorretamente, fungos, apodrecidos, bem como ausências de registros, além também de refrigeração inapropriada. Cerca de 80 quilos entre carnes (picanhas, moídas, medalhões de alcatra, bifes de ancho, mocotó, espetos de carne, bife à rolê e cupim mexicano), hambúrgueres, peixes (salmão, ventrecha de pacu, files de tilápia), pacotes de frango a passarinho, foram retirados do estabelecimento. Além de laticínios (iogurtes).
O secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira, informou que mediante as comprovações das irregularidades, foram lavrados autos de infração e constatação, conforme previsto no Código Nacional de Defesa do Consumidor e nos Regulamentos e Leis da Vigilância Sanitária do município de Cuiabá. “O proprietário tem o prazo de até 20 dias para apresentar contestação e possíveis justificativas. A aplicação da multa somente se dá após defesa e julgamento administrativo”, explicou o secretário.
Genilto disse ainda, que conforme procedimentos adequados e utilizados pela Vigilância Sanitária, os produtos foram entregues à Secretaria Estadual de Meio Ambiente - Sema para dentro das normas serem doados para consumo animal.
Outro lado
A gerência do Supermercado Curió e enviou nota na qual confirma ter ocorrido fiscalização do Procon na última segunda-feira (20), mas nega que a qualidade dos produtos estava abaixo do ideal. "Afirmamos que não comercializamos produtos vencidos, fato que vai contra nossos propósito e compromisso com nossos clientes", diz trecho da nota.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Mara 24/06/2022
E pensar que o mercado quer atingir a qualidade do Big Lar. Pelo menos no preço estão conseguindo, agora veja só a qualidade. Misericórdia!! Sempre compramos carne lá!!
1 comentários