DA REDAÇÃO
Choveu forte na tarde desta terça-feira (27) em Cuiabá, após o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta de perigo potencial para tempestades na Capital. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que a água alagou trechos de avenidas.
A previsão do Inmet era de até 50mm de chuva, ventos intensos e possibilidade de queda de granizo. Ainda havia o apontamento de baixo risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Segundo a Energisa, concessionária de energia elétrica em Cuiabá, não houve interrupções no fornecimento do serviço.
A temperatura máxima prevista para a capital nesta terça-feira era de 37º, segundo o Inmet, o que deve ser aliviado pela chuva.
Mais de 70 municípios de Mato Grosso estão na faixa de alerta de perigo potencial do Inmet. A tendência, porém, é de baixos estragos materiais.
Energisa emite alerta
A Energisa informa que neste momento está em estado de atenção em virtude dos temporais que estão atingindo todas as regiões de Mato Grosso. No interior, chuvas fortes, acompanhadas de descargas atmosféricas, afetaram o fornecimento de energia, principalmente de cidades como Rondonópolis, Água Boa e Vila Rica. Em Cuiabá, árvores caíram sobre redes e estruturas de energia na região do Coxipó. Cerca de 4 mil clientes foram impactados. No momento, 40% dos imóveis já tiveram a energia restabelecida e equipes trabalham para retomar o serviço totalmente, fazendo os reparos.
No geral, a região sul de Mato Grosso foi a mais afetada (segue imagem das descargas atmosféricas abaixo). "As nossas equipes já estavam de prontidão por conta da previsão climática e o trabalho iniciou logo que as ocorrências começaram a ser registradas. Mas é importante ressaltar que a gente também precisa de auxilio da população. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas durante a chuva. Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres. Não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados", explica José Nelson Quadrado Junior.
A empresa ressalta que em caso de ocorrências, acione imediatamente a Energisa pelo telefone 0800 6464 196 e o Corpo de bombeiros pelo 193.
Veja vídeos da chuva:
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.