Reprodução
GIOVANA GIRALDELLI
O Museu do Rio será palco de uma nova feira cultural marcada para setembro, que servirá como prévia do aguardado retorno do Festival do Japão, previsto para 2026. O evento é promovido pela Associação Cultural Nipo-Brasileira, com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
A proposta é transformar a feira em um pré-lançamento do festival, que está programado para acontecer no próximo ano no Parque Novo Mato Grosso. A última edição do Festival do Japão, realizada em 2016, atraiu mais de 120 mil visitantes e se consolidou como um dos maiores eventos culturais da capital.
“Estamos preparando algo especial para setembro. Esse evento antecipa o festival e ao mesmo tempo impulsiona o turismo, a economia criativa e valoriza a diversidade cultural da cidade”, destacou o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros.
O Museu do Rio, que também abriga o Aquário Municipal, se consolidou como um espaço importante para manifestações artísticas e culturais. Em atividade, já recebeu mais de 200 mil visitantes. A expectativa é que a nova feira aproxime ainda mais a população da cultura japonesa e celebre a convivência multicultural que marca a história de Cuiabá.
“Nosso objetivo é resgatar um festival que deixou saudade e que agora retorna com força total. Estamos construindo esse caminho com o apoio de parceiros importantes, como o Consulado Japonês e a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), para que a nova edição ganhe ainda mais relevância”, acrescentou Medeiros.
Envolvido diretamente na articulação do evento, o vereador Rafael Yonekubo também destacou a importância da iniciativa. “É uma honra participar da retomada desse festival, que tem grande significado para a história da nossa cidade”, afirmou.
Reprodução
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.