AIRTON MARQUES
DA REDAÇÃO
A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) voltou a receber, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), o Selo de Qualidade OAB Recomenda, que avalia os melhores cursos jurídicos do país.
A cerimônia de entrega do selo foi realizada nesta quarta-feira (13), na sede da OAB Nacional, em Brasília (DF).
Desde que a premiação foi criada, em 1999, a UFMT só não conquistou o Selo na edição passada.
Além da UFMT, quem também representa o estado neste evento nacional é a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
As faculdades de direito das duas universidades estão entre as 139 instituições de ensino superior que receberam o selo.
A avaliação dos cursos jurídicos é realizada por meio de critérios objetivos de índices de aprovação no Exame de Ordem Unificado e de aprovação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O resultado de 139 cursos de direito recomendados pela OAB contempla cerca de 10% dos mais de 1.300 existentes no Brasil.
De acordo com o diretor da Faculdade de Direito da UFMT, professor Saul Duarte Tibaldi, o selo é um reconhecimento ao Estado.
“O recebimento deste selo é uma enorme referência a Faculdade de Direito da UFMT. Mostra que estamos no caminho certo nas praticas pedagógicas adotadas para a inserção do aluno no mercado de trabalho, assim como no espaço acadêmico, como o mestrado”, declarou o professor.
O selo
O Selo de Qualidade é editado a cada três anos e divulga periodicamente os cursos de Direito que mais se destacam em cada Unidade da Federação.
Em 1999, surgiu o "OAB Recomenda", programa com o objetivo principal de enaltecer as instituições de ensino em Direito com regularidade de desempenho, sem jamais funcionar como um ranking entre as instituições ou um ainda um mecanismo de desaconselhamento de cursos.
A primeira edição do programa foi divulgada em janeiro de 2001, quando um total de 52 cursos de Direito integrou a publicação. O segundo OAB Recomenda foi lançado em janeiro de 2003, com 60 cursos de Direito no rol de merecedores do selo de qualidade. Na terceira edição, no ano de 2007, 87 cursos foram credenciados a receber o selo. Em 2011, com a quarta edição, chegou-se a 89 cursos.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.