REDAÇÃO
No último sábado (14), data em que se celebrou o Dia Mundial do Doador de Sangue, cerca de 190 voluntários se reuniram no MT Hemocentro, em Cuiabá, para realizar um gesto simples, mas capaz de salvar vidas: doar sangue. A ação fez parte da campanha Junho Vermelho e foi marcada por homenagens, música e agradecimentos àqueles que ajudam a manter os estoques da saúde pública.
"Esta manhã de homenagens é uma forma de agradecer a todos os doadores que realizam o gesto de solidariedade que é doar sangue e que ajudam o MT Hemocentro a manter os estoques e os hospitais abastecidos. Essa atitude é essencial para o funcionamento da Saúde Pública de Mato Grosso” destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Durante a manhã de celebração, os doadores foram acolhidos ao som da Banda da Polícia Militar, do cantor Edmilson Maciel e do grupo Gotas de Amor. As homenagens surgem com o intuito de realçar o gesto solidário e de resgatar a história por trás da data: o nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, responsável pela descoberta dos grupos sanguíneos, contribuição fundamental para a medicina e para a segurança nas transfusões de sangue realizadas até hoje.
A unidade segue com atendimento normal durante a semana e mantém o convite à população para reforçar os estoques de sangue, que tendem a baixar nos meses mais frios do ano.
Quem pode doar sangue
Para doar, é preciso estar em bom estado de saúde, pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Pessoas com mais de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60.
A doação deve ser feita após uma refeição leve (nunca em jejum). Homens podem doar até 4 vezes por ano, com intervalo de 2 meses; mulheres, até 3 vezes, com intervalo de 3 meses. Após a coleta — de até 450 ml — recomenda-se evitar álcool e atividades físicas no mesmo dia.
O agendamento pode ser feito pelo site do MT Hemocentro, WhatsApp (65) 98433-0624 ou telefone fixo (65) 3623-0044, nos ramais 2024, 2025 e 2026.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.