AIRTON MARQUES
DA REDAÇÃO
Mais de 9 mil advogados mato-grossenses escolhem, nesta sexta-feira (27), a nova direção da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT).
A votação, que se inicia às 9 horas, ocorre na sede da Seccional, em Cuiabá e nas 29 Subseções do estado. Os profissionais da advocacia terão até às 17 horas para votar.
Logo após este horário, a Comissão Eleitoral da OAB-MT começa a contagem de votos computados pelas urnas eletrônicas . Ao todo foram cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), 100 urnas eletrônicas para as eleições institucionais.
Neste ano, cinco chapas concorrem as eleições da seccional.
Claudia Aquino (chapa 01), Fábio Capilé (chapa 02), José Moreno (chapa 03), Leonardo Campos (chapa 04) e Pio da Silva (chapa 05), são os concorrentes a presidência da Ordem.
Aptos a votar
Os advogados (as) somente poderão votar no local em que forem inscritos.
O comparecimento é obrigatório e estão aptos a participar do pleito aqueles que estiverem adimplentes ou tiverem regularizado sua situação financeira até o dia 28 de outubro.
A lista com os advogados aptos a votar está disponível no site da OAB-MT, no link “Eleições”, assim como todos os documentos relativos ao pleito (clique aqui).
Eleição de Capataz
Nesta quinta-feira (26), Leonardo Campos (Léo Capataz) teve a chapa cassada, pela comissão eleitoral da OAB-MT, por três votos a dois.
Porém, na manhã desta sexta-feira (27), a Justiça Federal em Mato Grosso, por meio de liminar, garantiu a participação do candidato Leonardo Campos, o Léo Capataz, na disputa.
A chapa de Capataz protocolou a petição do mandado de segurança às 4h45 desta madrugada. Por falhas técnicas no sistema de informática da Justiça Federal, o juiz Paulo Sodré disse, em seu despacho, que só teve acesso à mesma às 5h37.
“Sem entrar no mérito de todas as supostas ilegalidades apontadas pelo impetrante, tenho que em sendo procedentes ao menos uma delas, estamos diante de uma grave violação ao processo eleitoral”, disse o juiz.
O motivo da cassação, segundo a comissão, foi a doação de recursos financeiros da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT), da qual Capataz é presidente licenciado, durante o período eleitoral.
Votaram pela cassação do registro os advogados Ueber Roberto de Carvalho, Patrícia Cavalcanti Albuquerque e Marcel Alexandre Lopes.
Já o relator do processo, Ildo de Assis Macedo, foi contra a cassação, assim como Paulo Sérgio Dautenbach.
Composição das chapas
Além do presidente da Ordem, os advogados também deverão escolher seus representantes para os cargos de vice-presidente, secretário-geral, secretário-geral adjunto e tesoureiro (na ordem de registro).
As chapas estão assim compostas:
CHAPA 1 - “NOSSA ORDEM EM PROGRESSO”
Claudia Aquino de Oliveira
Geandre Bucair dos Santos
Pedro Paulo Peixoto da Silva Junior
Juliana Moura Nogueira
Ronimarcio Naves
CHAPA 2 - “SOMOS TODOS OAB”
Fabio Arthur da Rocha Capile
Ivanowa Raposo Quintela
Daniela Marques Echeverria
Paulo Clecio Ferlim
Ana Lucia Ricarte
CHAPA 3 - “ADVOGAR POR TODOS LIDERAR PELA ORDEM”
Leonardo Pio da Silva Campos
Flavio Jose Ferreira
Ulisses Rabaneda dos Santos
Gisela Alves Cardoso
Helmut Flavio Preza Daltro
CHAPA 4 - “ATITUDE NA ORDEM”
José Moreno Sanches Junior
João Vicente Scaravelli
Fabio Schneider
Ana Maria Sordi Teixeira Moser
Marcelo Zandonadi
CHAPA 5 - “OAB EM TRANSFORMAÇÃO”
Izonildes Pio da Silva
Adelina Neres de Sousa Campos
Bruno Jose Ricci Boaventura
Jose Naaman Khouri
Vera Lucia da Conceição Arruda
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.