LAICE SOUZA
DA REDAÇÃO
O presidente da Comissão dos Juizados Especiais, Giorgio Aguiar, afirmou que o crescimento no número de processos em tramitação nos juizados já era esperado.
Conforme dados da Corregedoria Geral da Justiça, o crescimento foi de 35% em outubro de 2013, comparado ao mesmo período de 2012. Em 2012 estavam em tramitação 141.317 processos e em 2013 esse número passou para 191.248.
Segundo ele, esse aumento é resultado de uma mudança de comportamento do cidadão que passou a levar seus conflitos para serem solucionados no Judiciário.
“Acho que é um número esperado. Ele exprime essa demanda contida em que o cidadão não tinha meios para procurar o Judiciário, e, agora, a população mais carente entendeu que ela pode levar a demanda ao Juizado”, afirmou.
O advogado disse ainda que o Judiciário precisa se adaptar a essa nova conduta da população mais carente.
“O que tem que ser feito é o Estado se equipar para isso, porque a demanda só vai aumentar e o Estado precisa acompanhar esse ritmo. Eu digo ainda mais, que em 2015 esse número vai subir para 45%”, ressaltou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.