Terça-feira, 08 de Julho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 08 de Julho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Sábado, 21 de Junho de 2025, 14:20 - A | A

21 de Junho de 2025, 14h:20 - A | A

GERAL / CAMINHOS DA ANCESTRALIDADE

Etno Expo 2025 destaca culturas indígenas e impulsiona etnoturismo em MT

Evento reunirá comunidades indígenas, especialistas e visitantes em dois dias de imersão cultural e fortalecimento do turismo étnico

DA REDAÇÃO



A terceira edição da Etno Expo será realizada nos dias 27 e 28 de junho na Aldeia Wazare, em Campo Novo do Parecis, com a participação de oito comunidades indígenas e especialistas no segmento. A feira cultural e de negócios dedicada à valorização das culturas indígenas e ao fortalecimento do etnoturismo.

Mais que uma celebração cultural, a Etno Expo é uma estratégia de desenvolvimento sustentável. O objetivo é promover as aldeias como destinos turísticos, apoiar as tradições dos povos originários e movimentar a economia local por meio do turismo de base comunitária.

O evento é organizado pelo Sebrae com as prefeituras municipais de Campo Novo do Parecis e Sapezal.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), é um dos apoiadores do evento e deste segmento do turismo em Mato Grosso. Em 2024, iniciativas como os projetos Menanehaliti e Balatiponé foram destaques no Abeta Summit, maior evento de turismo de natureza e aventura do Brasil, realizado em Foz do Iguaçu. O reconhecimento nacional reforça o papel de Mato Grosso como referência em turismo étnico e sustentável.

O etnoturismo é uma modalidade que promove o contato direto com os modos de vida dos povos tradicionais, por meio de atividades como imersão em aldeias, oficinas culturais, observação da fauna, pesca esportiva e vivências com as comunidades.

Um mapeamento da Sedec em 2024 apontou que, em Mato Grosso, 19 etnias já desenvolvem atividades turísticas, consolidando o estado como referência nacional nesse tipo de turismo.

“Mato Grosso tem um enorme potencial, e é com ações como essa que apoiamos e seguimos trabalhando para integrar turismo, cultura e economia”, enfatiza a secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Costa.  Segundo o gerente regional do Sebrae-MT, Wlademir Alves da Silva, a feira é uma vitrine importante para alavancar o setor.“As tradições indígenas têm grande potencial de atração de turistas do Brasil e do mundo. A nossa missão é fazer de Campo Novo do Parecis a maior rota de etnoturismo do mundo”, afirma.

A programação da Etno Expo 2025 incluirá apresentações culturais, rituais tradicionais, oficinas de artesanato e culinária indígena, além de palestras sobre empreendedorismo indígena e turismo em terras indígenas.

Os visitantes terão a oportunidade de vivenciar experiências autênticas e fortalecer conexões com a rica diversidade cultural dos povos mato-grossenses.

A Etno Expo 2025 é gratuita e aberta ao público, sendo uma oportunidade única para vivenciar a ancestralidade, conhecer novos destinos turísticos e contribuir com a geração de renda e valorização das culturas indígenas de Mato Grosso.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem é arrastado em avenida após cair de motocicleta
#GERAL
VEJA VÍDEO
Homem é arrastado em avenida após cair de motocicleta
Motociclista é preso em flagrante entregando drogas em VG
#GERAL
DELIVERY DO MAL
Motociclista é preso em flagrante entregando drogas em VG
Hospital Unimed Cuiabá avança com realização de cirurgias eletivas
#GERAL
SAÚDE SUPLEMENTAR
Hospital Unimed Cuiabá avança com realização de cirurgias eletivas
Ciclista é atropelada por caminhonete em rodovia e morre
#GERAL
BATIDA FATAL
Ciclista é atropelada por caminhonete em rodovia e morre
PM apreende quase duas toneladas de drogas em dez dias em MT
#GERAL
TOLERÂNCIA ZERO
PM apreende quase duas toneladas de drogas em dez dias em MT
Homem é assassinado a facadas e suspeito alega vingança pessoal
#GERAL
DESAVENÇA FATAL
Homem é assassinado a facadas e suspeito alega vingança pessoal
Confira Também Nesta Seção: