DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA
O desejo de resgatar a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT) para todos os advogados mato-grossenses foi externado para mais de mil pessoas, entre colegas, apoiadores e membros da Chapa 02 “A OAB é Muito Mais”, que se reuniram na sexta-feira (09.11) para angariar fundos à campanha de José Moreno, candidato à presidência da OAB/MT.
A busca por uma Ordem atuante junto às prerrogativas dos advogados, que luta incessantemente por melhorias na prestação jurisdicional, pautada em princípios democráticos com o resgate de seus valores institucionais, conforme Moreno, são atributos que motivaram a união de toda a classe, no sentido de construir uma OAB/MT pautada na transparência da gestão, renovação de ideias e valorização da classe.
“Tais anseios são fruto da crença de dias melhores para a Ordem. O advogado almeja uma OAB que resgate sua voz, perdida com o continuísmo de uma gestão que está aí há praticamente 20 anos, desgastada em sua estrutura e valores contaminados por vícios e velhas práticas”, destacou Moreno.
Muito aplaudido pelas pessoas presentes na festa, o candidato foi enfático ao pedir: “Reflita sobre aquilo que a OAB/MT tem feito para você advogado, em sua luta diuturna, na sua valorização como profissional, na dignidade em advogar. Encontre sua própria resposta, e saberá qual a melhor opção fazer em 23 de novembro, que com certeza, será a Chapa 02”, frisou.
O candidato a vice-presidente de Moreno, Fábio Schneider, fez questão de lembrar que o resgate da voz da OAB somente se alcançará com a independência dentro da instituição. “A OAB é ‘sui generis’, uma entidade de vanguarda, que representa a sociedade civil e seus advogados, e não interesses próprios de poucos advogados”, finalizou Schneider.
Apoio
Diversas lideranças da advocacia participaram da festa de arrecadação e levaram apoio à Chapa 02, entre eles Renato Nery Gomes, Paulo Taques e João Celestino. O advogado Renato Nery, ex-presidente da OAB/MT, reforçou os benefícios que a renovação de ideias pode trazer na próxima gestão da entidade. De acordo com Nery, a advocacia mato-grossense clama por oxigenação em sua direção.
“A Ordem vem sendo usada em proveito próprio de seus dirigentes, como trampolim político. E isso é condenável. A mudança na gestão é tratada com urgência pela classe”, declarou o ex-presidente da OAB/MT, ao ressaltar que pela primeira vez existe uma oposição forte para assumir a gestão da Ordem.
O advogado Paulo Taques complementou Gomes, ao dizer que a candidatura da Chapa 02 não trata apenas de uma renovação de nomes, mas o resgate da ética dentro da classe mato-grossense, considerado por ele o maior desafio do próximo presidente da OAB.
“Lutamos por uma OAB mais decente, mais ética, mais honesta, que preze pela lisura de sua gestão. A Chapa 02 é composta por pessoas de confiança, que vivem da advocacia e sabem das dificuldades em ser advogar nos dias atuais”, avaliou Taques.
Dentre outras lideranças, o advogado João Celestino também prestigiou o encontro.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.