ALLAN PEREIRA
Da Redação
Um dia depois de emitir alerta para onda de calor em Mato Grosso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu outro para vendaval e chuvas intensas, a partir desta quarta-feira (14).
Segundo o Inmet, o alerta de vendaval e chuva vale para cerca de 80 municípios do sul de Mato Grosso, incluindo a Capital e a Baixada Cuiabana.
A meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, explica ao MidiaJur que a mudança repentina de tempo se deve a uma frente fria que já se encontra sob o Estado.
Leia mais:
Edital do concurso para Saúde de Cuiabá tem salários que chegam a R$ 8,3 mil
"A frente fria se desenvolveu de forma rápida. Esse contraste desse sistema frio, que está entrando com esse quente e seco, favorece vento e chuvas", diz.
Além disso, Andrea explica que começa a se formar também uma convergência de umidade entre a Amazônia e a região Sudeste, responsável por levar as chuvas do norte ao restante do país no verão.
Reprodução/Inmet

Formação de corredor de umidade que possiblitará pelas chuvas em MT
O aviso do Inmet aponta que os ventos podem chegar até 60km/h, e as chuvas atingir um acumulado de 50 mm ao dia.
Na Capital, o vento e a chuva podem ocorrer a qualquer momento da tarde desta quarta-feira (14). Como consequência, as temperaturas máximas caem nesta quinta (15) e sexta (16) para 33 e 34 graus, respectivamente. Já no sábado (17) e domingo (18) o calor volta a predominar com termômetros próximo dos 40º.
Onda de calor no leste - Enquanto o sul de Mato pode ocorrer vendavais, o leste continua a sofrer com a atuação de uma onda de calor próximo a Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Bom Jesus de Araguaia.
A meteorologista Andrea explica que a onda de calor é favorecida por uma grande massa de ar seco, que impede a formação de chuvas, cujo centro está sobre a divisa entre os Estados de Mato Grosso, Tocantins e Goiás.
Explica também que, conforme os dias sem chuva se prolongam, a massa de ar seco se intensifica.
"É uma característica do inverno, que tem esse padrão dessa massa de ar seco. O núcleo dessa massa está posicionado nessa parte de norte e oeste de Goiania, sul de Tocantins e no leste de Mato Grosso", pontua.
A onda de calor que atua sobre Mato Grosso deve acabar por volta das 17h desta quarta (14). Ela começou na segunda (12). Na terça (14), atuou sobre grande parte de Mato Grosso e provocou os recordes de temperaturas máximas do ano.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.