MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
A empresária fundadora do Grupo Scheffer, Carolina Scheffer, se "fantasiou" de uma pessoa negra em uma festa no último sábado (20) e gerou indignação nas redes sociais. A prática é conhecida como "blackface" e é tida como expressão do racismo na sociedade.
Sem a "fantasia", Carolina é branca de cabelos claros. Fotos publicadas nas redes sociais mostram a empresária toda pintada de preto, com batom vermelho, uma peruca com cabelo "black power", acessórios dourados e uma roupa de festa de cor branca com bolinhas pretas.
A caracterização se aproxima da persona "nega maluca", que se trata de uma ridicularização de pessoas de pele negra.
Leia mais:
Mulher é presa por racismo contra servidora de Fórum
O coordenador de Juventude da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Refrano) em Mato Grosso, Vinícius Brasilino, criticou a atitude da empresária nas redes sociais.
"Tem práticas que mesmo abominável ainda tem pessoas que tem a pachorra de reproduzir. Blackface não é sobre fantasia é sobre o racismo que violenta nossos corpos e zomba a nossa história. Essa é Carolina Scheffer que se achou no direito de se pintar de preta enquanto o femicídio mata majoritáriamente as mulheres negras. Tem que ser denunciado. Se quiser fantasiar se fantasie de qualquer coisa, mas não se pinte de preto. Racistas não passarão!", afirmou Brasilino.
Carolina Scheffer participava de uma festa particular realizada na fazenda do Grupo Bom Futuro, em Cuiabá.
O Midiajur procurou as assessorias dos grupos Bom Futuro e Scheffer. Em ambos os casos, os grupos empresariais afirmaram se tratar de um evento particular e disseram que não iriam se posicionar sobre o caso. O espaço segue aberto.
Atualização - 26/08/2022 - 09h45: A empresária Carolina Scheffer emitiu nota de posicionamento à imprensa, onde lamenta o uso da fantasia, afirmando não saber que se tratava de uma prática ofensiva. Confira a posição na íntegra:
Lamento pelo uso de uma fantasia durante uma festa em Cuiabá. Não tinha a dimensão do seu significado, e agora compreendo ser ofensiva, mesmo sem qualquer intenção de gerar esse sentimento. Estou sensibilizada com a repercussão, e comprometo-me a estudar sobre o tema com a devida atenção e continuar buscando novos conhecimentos sobre um assunto tão relevante ao país.
Carolina Scheffer
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Ivanete Alves Oliveira 22/08/2022
Racismo não combina,vamos parar com isso,ser Negros ou Negras não é fantasia.Nojento
Ellen Luiza Gomes de Araujo e Rabelo Pin 22/08/2022
Começando _ Deus sempre em maiusculo. Segundo o STF atos antidemocráticos NÃO devem ser tolerados. Qual era o objetivo desta Sra? Tanta fantasia e FOI DE Negra? E mi-mi-mi não é recomendável no ENEM.
clovis mendes 22/08/2022
vao a merda, pagina uma bosta, tanta coisa ruim acontecendo em cuiaba, cheio de buraco, assaltos e badidagem na politica e vcs vem postar essa merda de uma sra q trabalhou muito pra ter a empresa q ela e a familia tem! pelo amor de deus gente,
Diogo Almeida 22/08/2022
É muito mi-mi-mi... falta de conteúdo tem que ficar criticando os outros... Se for assim tem que proibir festa a fantasia.. Vamos trabalhar!!
4 comentários