ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
O Movimento OAB Democrática e Ética se reúne na próxima segunda-feira (27) para dar início as discussões que definirão o candidato do grupo que disputará a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT), em novembro deste ano.
Ainda sem pré-definições, o advogado Bruno Boaventura, participante do Movimento, afirmou ao MidiaJur que, neste momento, todos que se predisporem a candidatura serão avaliados.
“Desde a eleição passada já estamos discutindo o rumo da OAB. Vamos reiniciar, portanto, nosso trabalho de avaliação e verificar se tem algum pré-candidato. Tudo de forma bastante democrática”.
Entre os advogados que fazem parte do grupo, Boaventura citou João Celestino, Eduardo Mahon, Gustavo Carrara e João Carlos Rebelo. Dentre estes, o nome de Celestino é um dos que despontam nos bastidores como possível candidato, citado inclusive pelo advogado João Scaravelli em entrevista ao MidiaJur, nesta semana.
“Não vamos falar de nomes agora. A experiência nos mostra que até no último momento, quando a chapa fizer seu registro, um candidato pode surgir”, avaliou Boaventura.
Propostas
De acordo com Boaventura, como o próprio nome do movimento, a principal mudança que o grupo buscará é por democracia e ética na próxima gestão da Ordem.
“Democracia significa uma maior participação do jovem advogado e da advogada, que haja critérios objetivos e não subjetivos das comissões, que a gestão seja mais transparente e o voto direito e constitucional”, pontuou.
O grupo também espera que, caso eleito, existam concursos públicos e escolha de cargos de forma aberta.
“Quanto a ética, queremos que a OAB-MT participe das lutas sociais, principalmente no combate a corrupção, de forma realmente participativa. Até então, ela tem sido omissa e não se manifesta quanto a atos de corrupção em Mato Grosso e, quando faz, são intervenções de forma nacional. Precisamos de campanhas locais, de posicionamentos locais”.
Reunião
A reunião do grupo Movimento OAB Democrática e Ética ocorre a partir das 18h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), na Rua Mestre João Guimarães, 102 - Bairro Bandeirantes.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.