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GERAL Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025, 13:55 - A | A

20 de Janeiro de 2025, 13h:55 - A | A

GERAL / FIM DOS GATOS

Inteligência artificial passa a combater fraude de energia na Grande Cuiabá

Ferramenta de alta tecnologia reduz tempo de monitoramento, que era feito antes manualmente

DA REDAÇÃO



A fraude em medidores de energia agora pode ser mapeada em segundos. A novidade já está sendo implementada em Mato Grosso. É um recurso de inteligência artificial que por meio de uma base de dados, consegue examinar em pouco tempo cenários onde há o furto de energia.

“Antes nós tínhamos que cruzar dados de forma manual, trabalhando alguns pontos que são importantes na hora de definir o desvio de energia. Agora essa nova ferramenta está dando agilidade a isso, possibilitando ações cada vez mais assertivas”, mencionou o gerente do departamento de combate a perdas da concessionária de energia, Luciano Lima.

A nova ferramenta de inteligência pode rodar 24 horas por dia, sem parar, gerando um alerta para fiscalização presencial de medidores. Assim que o crime é comprovado em flagrante, o responsável é conduzido para delegacia, onde irá responder criminalmente pelo furto ou fraude de energia.

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Furto e a fraude de energia são considerados crime de acordo com o Código Penal, podendo chegar até cinco anos de prisão. O furto se caracteriza quando a energia é diretamente trazida da rede da distribuidora, sem o seu conhecimento ou permissão. Já a fraude acontece quando o consumidor altera o medidor para reduzir o consumo.

“Logicamente nós temos uma rede de ação. Todas as denúncias são checadas com critério claro. E isso é muito importante porque este crime tiram do estado, centenas de milhões de reais, que poderiam estar trazendo ainda mais investimento para Mato Grosso”, finalizou o gerente.

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Comente esta notícia

Jose 21/01/2025

Quem mais rouba, é a própria energisa

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Cleomar 21/01/2025

A maioria dos desvios, errados, são consequência da ganância por parte da empresa cobrando muito caro para ganhar muito, penalizando o consumidor. Se cobrasse preço justo eliminaria a maioria dos gatos. Luz e água são assim, não é mesmo?

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Gilmar 20/01/2025

e quando é a concessionária que prejudica o consumidor raramente acontece alguma coisa mais quando e pra ferrar o consumidor aí com certeza o bicho pega

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3 comentários

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