ALLAN PEREIRA E LÁZARO THOR
Da Redação
A aldeia Bom Jesus, do povo indígena Kanela do Araguaia, localizada no município de Luciara, foi invadida e teve uma área destruída por desmatamento e queimadas ilegais. Eles atribuem a ação à grileiros. Segundo vídeos recebidos pela reportagem do MidiaJur, os indígenas não sabem a que hora o território foi invadido e destruído.
Os vídeos mostram uma grande área queimada dentro do território indígena. Eles denunciam também que espécimes da árvore Landim (Calophyllum brasiliense) foram derrubadas pelos invasores - o que é proibido pelo Código Florestal. A legislação também proíbe derrubada de árvores em terras indígenas.
Além disso, eles denunciam que homens armados estão visitando aldeias e ameaçando os Kanelas para expulsá-los do território. Já foram duas visitas nos últimos dias, segundo os indígenas. Eles pedem ajuda das autoridades e do Ministério Público Federal (MPF) para remoção dos invasores.
Leia mais:
Disputa entre indígenas do povo Kanela tem ameaças e risco de morte; veja vídeos
TJMT notifica servidores que não prestaram contas de auxílio-graduação
O conflito de terras na região de Luciara ocorre também entre os próprios Kanelas. Conforme publicado pelo MidiaJur, um conflito por posse de terras entre membros de diferentes aldeias quase acabou em troca de tiros no município.
O povo Kanela não possui o território demarcado. O traçado já está definido, mas não foi oficializado pelo Governo Federal. A demora na demarcação faz com que indígenas sejam ameaçados de forma constante na região.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.