THIAGO STOFEL
DA REDAÇÃO
De acordo com o Mapa de Segurança Pública de 2025, Mato Grosso é um dos estados em que mais ocorrem feminicídios no país, com média de 2,47 a cada 100 mil habitantes.
O levantamento ainda aponta que a região Centro-Oeste lidera o país com 1,87 feminicídios por 100 mil mulheres em 2024, bem acima da média nacional.
Para efeito de comparação, a região sudeste teve a menor taxa (1,16), embora tenha concentrado o maior número absoluto de casos.
O levantamento evidencia uma tendência de estabilidade no índice de feminicídios após um período de alta. Em 2020, foram 1.355 casos registrados; em 2021, 1.359; em 2022, houve um salto para 1.451. A única queda no período ocorreu entre 2022 e 2023, quando o número caiu levemente para 1.449.
FEMINICÍDIOS
No dia 25 de maio, Gabrielle Morais foi assassinada a tiros dentro de casa na frente dos próprios filhos pelo marido, PM Ricker Maximiano de Moraes, de 35 anos. Após o crime, ele fugiu com os filhos, mas foi preso horas depois.
Outro caso de grande repercussão no Estado foi o de Vitória Rodrigues Farias, de 23 anos, que foi assassinada a facadas pelo namorado Rhuan dos Santos Pereira, de 18 anos, em maio deste ano, em São José do Rio Claro. Ele não aceitava o término da relação.
Além destes, houve o caso de Vitória Camily Carvalho, de 22 anos, que foi morta pelo ex-namorado Helder Lopes de Araújo, de 23 anos. O criminoso foi até a casa da vítima e a matou com vários tiros na frente de familiares.
O criminoso não aceita o término da relação e teria ficado furioso com o fato de ela estar envolvida com outro homem.
LEIA MAIS -
Juíza mantém prisão de homem que matou ex-namorada a tiros em VG
Mãe de assassino se ajoelha e pede perdão à família de jovem; vídeo
MP denuncia PM que assassinou esposa e pede exclusão da corporação
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.