ANGELA JORDÃO
O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) - localizado no Distrito de Rio das Cascas, em Chapada dos Guimarães - se prepara para receber, durante esta semana mais uma elefante africana. O comboio com Kanya deixou, na tarde de sexta-feira (04/07), o Ecoparque Mendoza (na Argentina) em direção a Chapada. A previsão é que a viagem tenha duração de cinco dias. Diretores, veterinários e técnicos do Santuário foram até Mendoza para a viagem da elefanta. Toda a viagem pode ser acompanha pelas redes sociais do SEB.
De acordo com o presidente do SEB, Scott Blais, "Kenya está indo excepcionalmente bem", na viagem.
"Como Pupy, ela mostrou insegurança com o fechamento da porta da caixa de transporte. Por ser uma elefanta sensível, parte essencial do nosso trabalho tem sido conquistar sua confiança para que se sinta segura. Com dedicação dos tratadores e muita paciência, Kenya finalmente demonstrou tranquilidade. A caixa tem uma câmera, permitindo monitoramento durante toda a viagem. A equipe fará paradas frequentes para garantir água, comida e conforto. Elefantes costumam ficar em pé por longos períodos (alguns em cativeiro não deitam por semanas ou até anos), então ela estará segura durante o trajeto. A equipe do Ecoparque Mendoza acompanhará a caravana até o santuário e poderá ver os primeiros passos da Kenya rumo a uma nova vida. Vinda de um ambiente estéril, o contato com a natureza será essencial para seu processo de cura — física e emocional", diz o comunicado do SEB nas redes socias.
Toda a viagem pode ser acompanhada pelas redes sociais do Santuário
Site: elefantesbrasil.org.br
Facebook: /santuariodeelefantes
Instagram: @elefantesbrasil
Kanya será a segunda elefanta africana a habitar o Santuário, que em abril recebeu Pupy, que vivia no Ecoparque de Buenos Aires, também na Argentina.
O SEB
O Santuário dos Elefantes Brasil existe há 10 anos. Surgiu da necessidade de dar um lar adequado a dezenas de elefantes que vivem na América do Sul, alguns em condições precárias e cruéis. Nunca é demais lembrar que os elefantes são originários da África ou da Ásia.
Atualmente, o SEB tem seis habitantes: Maia, Rana, Mara, Bambi e Guilhermina, elefantas africanas, e Popy, uma elefanta africana.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.