DA REDAÇÃO
A quebra do continuísmo na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT) e a renovação de ideais para sobrepujar ações que se repetem há praticamente 20 anos é, para o candidato à presidência da instituição, José Moreno, a melhor forma de consolidar o fortalecimento da advocacia mato-grossense e de valorizar o advogado.
"A efetivação de mudanças necessárias na gestão da Ordem somente será alcançada com a oxigenação de valores e ideais e, atualmente, o cenário instalado na entidade é exatamente outro", ressalta o candidato.
O enfrentamento dos problemas advindos da prestação jurisdicional deficitária em Mato Grosso é outro ponto que servirá de base para a gestão da Chapa 02 “A OAB é Muito Mais”. No entendimento do candidato, este será o maior desafio da próxima gestão, e ele ressalta ser a ação em conjunto com os poderes constituídos, opinando de forma efetiva naquilo que pode ser feito, determinante para a solução do problema.
“Somos 12 mil advogados ativos em Mato Grosso, precisamos mostrar nossa força. Afinal, o judiciário somente é fomentado porque nós advogados o movimentamos”, enfatizou Moreno ao lembrar que com a prestação jurisdicional deficitária todo jurisdicionado é atingido por sua morosidade, e não apenas o advogado.
O reflexo direto da morosidade processual - em detrimento da estrutura carente de magistrados e servidores do judiciário - é o vilependiamento das prerrogativas da classe, sendo então considerado por Moreno o ponto alto de sua gestão a defesa instransigente dos direitos da categoria no exercício da profissão.
Para o postulante, tal defesa deve iniciar com o acesso de cada advogado dentro da Ordem. “A Chapa 02 inovará com a construção de uma Ordem de portas abertas a todos os advogados estaduais, sem distinção de área ou local de atuação”, disse.
Outra inovação apontada é a transparência na modalidade da prestação de contas da Ordem. De acordo com o candidato, além da executá-la nos moldes da normatização da entidade – aprovada pelo Conselho Estadual e homologada pelo Conselho Federal – semestralmente se fará a prestação de contas do orçamento.
“Queremos materializar e externar a toda comunidade jurídica onde os R$ 10 milhões do orçamento anual da OAB/MT são investidos”, reforçou Moreno, que destacou também a gestão participartiva da “A OAB é Muito Mais”, consistindo na participação de toda classe na definição dos investimentos executados pela Ordem.
Por fim, o candidato acredita ser o resgate institucional um salto na renovação das funções da OAB/MT. “Nossa casa atualmente se encontra acanhada, omissa aos grandes problemas sociais. Vamos resgatar a sua voz e aproximar a sociedade novamente da Ordem de Mato Grosso”, finalizou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.