Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2014, 14:40 - A | A

10 de Janeiro de 2014, 14h:40 - A | A

GERAL / MORTES NO MARANHÃO

OAB e CDH pedem plano emergencial para presídio

Entidades afirmam que situação "alcançou o mais alto grau de violação aos direitos humanos"

DA REDAÇÃO
COM OAB



O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) reuniu-se nesta quinta-feira (9) para tratar da situação da segurança pública, principalmente o sistema carcerário, do Maranhão.

Coordenado pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, o encontro contou com representantes de diversas entidades do governo e da sociedade civil. O Conselho Federal da OAB foi representado pelos conselheiros Everaldo Patriota e Percílio de Sousa Lima Neto.

O CDDPH decidiu, após votação entre seus conselheiros, emitir uma declaração pública sobre a violência no Complexo Penitenciário de Pedrinhas no qual pede um plano emergencial para conter a crise. Segundo o documento, a situação no presídio alcançou o mais alto grau de violações a direitos humanos, em razão da sequência de homicídios, das denúncias de estupros contra familiares e da ausência de controle por parte das autoridades sobre o que ocorre em Pedrinhas.

Segundo o conselheiro federal da entidade, Everaldo Patriota, a situação no presídio maranhense é de total barbárie, “como se houvéssemos voltado à Idade Média”. “A defesa dos direitos humanos é um primado de civilidade e um tema muito caro à OAB, inclusive estando em nosso juramento. São necessárias medidas urgentes para conter essa crise. O que está em jogo é o próprio Estado Democrático de Direito”, afirmou Patriota.

Segundo o conselheiro alagoano, a OAB pugna por uma intervenção localizada na gestão prisional do Maranhão. “Se o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entrar com pedido de intervenção, por certo a OAB será amicus curae no processo”, afirmou. A ministra Maria do Rosário elogiou a atuação da OAB no CDDPH, inclusive lembrando que foi a entidade, na década de 1970, que lutou contra a ditadura enquanto era membro do Conselho.

A declaração pública do CDDPH indica, entre outros, a apuração e responsabilização dos mandantes e executores das mortes em Pedrinhas; a elaboração, por meio do governo do Maranhão, de um plano emergencial para conter as graves violações de direitos humanos no sistema; responsabilização dos agentes do Estado que tenham participado de ações criminosas; e realização de mutirões tendo em vista resolverem a situação dos presos provisórios.

Na quarta-feira (8), a OAB protocolou dois requerimentos junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) para que medidas urgentes sejam tomadas pelos governos do Maranhão e do Rio Grande do Sul para a solução da crise do sistema prisional. “A situação das casas prisionais vem sendo denunciada pela OAB há muitos anos”, afirmou o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Em dezembro, a OAB iniciou uma ação nacional que vai inspecionar os presídios mais problemáticos do país.

Segundo Douglas Martins, do Conselho Nacional de Justiça, uma das medidas mais urgentes é a descentralização do sistema prisional do Maranhão. “Os presos do interior devem cumprir pena no interior, pois isso evita o conflito de facções rivais nos presídios da capital”, afirmou Martins. “O presídio de Pedrinhas não tem mais condições de receber detentos.” O CNJ já fez quatro vistorias em Pedrinhas desde 2008. Para Aurélio Veiga Rios, subprocurador-Geral da República, se o Estado não cuidar de seus presos, a violência volta-se contra a sociedade. “O preso perde direito à liberdade, mas nunca o direito à dignidade”, afirmou.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Motorista de carro morre em acidente com carreta na Estrada da Guia
#GERAL
PRESO NAS FERRAGENS
Motorista de carro morre em acidente com carreta na Estrada da Guia
Cuiabá receberá maior festival de churrasco do mundo no dia 12
#GERAL
BBQ MIX 2024
Cuiabá receberá maior festival de churrasco do mundo no dia 12
Bandido usa falsa decisão judicial para aplicar golpe em marido de advogada
#GERAL
ALERTA
Bandido usa falsa decisão judicial para aplicar golpe em marido de advogada
Idoso morre ao cair de pé de coco no interior de MT
#GERAL
FATALIDADE
Idoso morre ao cair de pé de coco no interior de MT
Homem é executado no pátio de supermercado; veja vídeo
#GERAL
SANGUE FRIO
Homem é executado no pátio de supermercado; veja vídeo
Após denunciar caos, servidora tem processo de exoneração aberto
#GERAL
RETALIAÇÃO NA SAÚDE
Após denunciar caos, servidora tem processo de exoneração aberto
Confira Também Nesta Seção: