Sábado, 21 de Junho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 21 de Junho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Quinta-feira, 05 de Junho de 2025, 11:08 - A | A

05 de Junho de 2025, 11h:08 - A | A

GERAL / MÓBILE

Operação apreende centenas de celulares roubados vendidos em lojas e shoppings de Cuiabá e VG

Dois empresários foram presos em flagrante pelo crime de receptação

DA REDAÇÃO



A Polícia Civil, por meio das Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá e Várzea Grande, deflagrou, na quarta-feira (4.6), a terceira fase da operação Móbile, com foco no enfrentamento qualificado do mercado paralelo de celulares oriundos de crimes de roubos e furtos. A ação resultou na apreensão de 386 aparelhos celulares de origem ilícita localizados em lojas e comércios de Cuiabá e Várzea Grande.

Na operação, foram cumpridas 29 ordens judiciais, sendo 10 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá, e 19 decretados pela Segunda Vara Criminal de Várzea Grande, com alvo em comércios suspeitos de receptar e comercializar os celulares de origem ilícita. As decisões judiciais tiveram manifestação favorável da 9ª Promotoria Criminal da Capital e da 3ª Promotoria Criminal de Várzea Grande.

Na Capital, os mandados foram cumpridos simultaneamente pela equipe da Derf Cuiabá em estabelecimentos comerciais e residências de seus respectivos sócios, resultando na apreensão de 32 aparelhos celulares com indícios de origem ilícita. Entre os alvos da busca e apreensão estava uma loja de celulares, instalada no Shopping Goiabeiras.

Em Várzea Grande, a equipe da Derf-VG cumpriu as ordens judiciais em residências e lojas de empresários, sendo cinco estabelecimentos instalados no Shopping Popular. Os trabalhos resultaram em 354 celulares apreendidos e na prisão em flagrante de dois empresários pelo crime de receptação qualificada.

Leia mais:

Empresário e esposa ostentavam mansão, chácara, viagens e salão de beleza; nomes

Polícia cumpre mandados contra facção que movimentou mais de R$ 22 mi com tráfico de drogas

As investigações demonstraram que os dispositivos apreendidos eram comercializados sem qualquer documentação de origem lícita, como nota fiscal ou termo de garantia, caracterizando nítida violação ao dever de cautela dos comerciantes. Alguns estabelecimentos, inclusive, apresentaram indícios de reincidência na revenda de produtos suspeitos, reforçando a hipótese de atuação estruturada na receptação de bens subtraídos.

Projeto Móbile

A operação Móbile, idealizada pela Diretoria Metropolitana e executada pelas Derfs de Cuiabá e Várzea Grande, foi estruturado em três fases estratégicas. A primeira fase, de entrega voluntária, consistiu na intimação de usuários identificados como atuais detentores de linhas vinculadas a aparelhos com registro de furto ou roubo, permitindo que comparecessem espontaneamente à unidade policial para entrega dos dispositivos e prestação de esclarecimentos.

A segunda fase, denominada busca ativa, foi direcionada àqueles que, mesmo notificados, não atenderam às convocações, ocasião em que as equipes policiais realizaram diligências e localizaram os aparelhos em uso e procederam às respectivas apreensões, com oitiva dos possuidores.

A terceira fase, deflagrada na quarta-feira (4), corresponde às buscas judiciais em estabelecimentos comerciais identificados ao longo das fases anteriores como pontos de revenda de aparelhos com origem criminosa.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem acusado de estuprar mulher em MG é preso em Cáceres
#GERAL
CUMPRIMENTO DE MANDADO
Homem acusado de estuprar mulher em MG é preso em Cáceres
 Operação Lei Seca remove 40 veículos em Várzea Grande
#GERAL
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Operação Lei Seca remove 40 veículos em Várzea Grande
Etno Expo 2025 destaca culturas indígenas e impulsiona etnoturismo em MT
#GERAL
CAMINHOS DA ANCESTRALIDADE
Etno Expo 2025 destaca culturas indígenas e impulsiona etnoturismo em MT
Homem morre em batida entre moto e caminhonete no Trevo do Lagarto
#GERAL
TRAGÉDIA NA PISTA
Homem morre em batida entre moto e caminhonete no Trevo do Lagarto
Homem é esfaqueado no pescoço em banheiro de bar
#GERAL
SUSPEITO FUGIU
Homem é esfaqueado no pescoço em banheiro de bar
Obras avançam com escavação de trincheira em Cuiabá
#GERAL
COMPLEXO LEBLON
Obras avançam com escavação de trincheira em Cuiabá
Confira Também Nesta Seção: