DA REDAÇÃO
DA ASSESSORIA
Eleições limpas e práticas políticas transparentes. Foi o que defendeu o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, ao abrir, na noite desta quinta-feira (5/7), a 26ª reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB na cidade de Manaus (AM). Ao lembrar que na segunda quinzena de novembro a entidade realizará eleições para as diretorias de suas 27 Seccionais, período em que os olhos da sociedade estarão voltados para a OAB, Ophir defendeu que a mesma ética defendida pela entidade para as eleições municipais brasileiras seja direcionada e aplicada também ao pleito interno. “O mínimo que podemos fazer é dar o exemplo de uma eleição em que a disputa se circunscreve ao campo das ideias, e não às querelas e vendetas”, afirmou.
Ophir destacou que, em razão do convênio celebrado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última semana, as 27 Seccionais da OAB e as mais de mil Subseções espalhadas pelo Brasil estarão à disposição da sociedade e da Justiça Eleitoral para fiscalizar o processo eleitoral e conscientizar o eleitor para a importância de eleições livres de abusos dos poderes político e econômico. “O mesmo faremos com nós mesmos. O discurso deve andar junto com a prática, nunca o contrário – este é o apelo que faço aos senhores presidentes”.
Além de ética nas campanhas internas, o presidente nacional da OAB ressaltou outro ponto importante para a entidade, a ser enaltecido especialmente com a proximidade das eleições para as novas diretorias: a unidade na instituição. Ophir lembrou que, independentemente da autonomia de cada Seccional e das diferentes realidades regionais, a OAB é um sistema – uno, coeso –, e deve privilegiar, também, uma linguagem unificada.
“Uma Seccional isolada, uma Escola Superior da Advocacia isolada, uma Caixa de Assistência isolada serão sempre unidades isoladas, sem a necessária força para elevar a voz da advocacia brasileira”, afirmou Ophir Cavalcante. Ao mesmo tempo, o presidente da OAB defendeu a continuidade da luta em defesa da valorização da profissão, com a compreensão de que advogado forte significa cidadão respeitado. “Devemos, sim, manter viva a nossa consciência crítica e contribuir com o pensamento nacional, considerando que o Brasil é um país que ainda convive com grandes desigualdades sociais e com um cenário político que impõem necessidade de mudanças”.
Participaram da solenidade de abertura a diretoria do Conselho Federal da OAB, os membros honorários vitalícios da entidade Roberto Busato e Cezar Britto, dirigentes das 27 Seccionais, além do coordenador do Colégio, o presidente da Seccional da OAB de Alagoas, Omar Mello, e do presidente da Seccional da OAB do Amazonas, Antonio Fábio de Mendonça. A reunião de trabalho do Colégio será realizada a partir das 9h de amanhã (06) no Tropical Manaus Hotel. Simultaneamente, serão realizados o 24º Encontro Nacional dos Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados e a reunião dos dirigentes do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA).
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.