DA REDAÇÃO
O primeiro debate entre os três candidatos a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, promovido pela TV Cuiabá (canal 47), na noite desta terça-feira (20), mostrou que o clima de disputa está realmente acirrado e que nenhum deles está disposto a poupar críticas ao adversário.
Os dois candidatos da oposição, José Moreno (Chapa 2) e Pio da Silva (Chapa 3) tiveram um acalorado bate boca a partir do terceiro bloco do debate, mediado pelo jornalista e vereador eleito, Onofre Júnior, com troca mútua de acusações e cobranças de condutas.
Pio da Silva acusou Moreno de “comprar” o apoio da advogada Luciana Serafim, que também se colocou como candidata, depois, de acordo com Pio, de desarticular sua chapa, cooptando apoio de Huendel Rolim, que havia sido indicado para ser o vice, em seguida, conseguiu fazer Luciana renunciar à candidatura em troca de ser indicada como candidata a presidente da Caixa de Assistência ao Advogado, um dos cargos mais cobiçados depois da presidência
Moreno discordou do colega e disse que abraçou a candidatura de Sefarim e que abraçaria novamente, se fosse o caso, para conseguir a unificação da oposição em torno de uma candidatura única para disputar, em igualdade de condições, os quase sete mil votos válidos que existem hoje na Ordem.
“Essa composição foi benéfica e não tenho dúvida de que contentou a maioria dos advogados que sempre cobram um entendimento dentro da base oposicionista. Por isso, temos recebido tantos apoios tanto em Cuiabá quanto no interior”, disse Moreno.
Não satisfeito, Pio voltou à carga e apontou para um jogo de vaidade dentro da oposição, o que, em sua opinião, prejudicou e muito a unificação do grupo em torno de um único projeto
“O senhor nunca aceitou uma conversa conosco. Sempre se negou ao entendimento e agora fica aí, posando de vítima. Com a colega Luciana Serafim, foi diferente, reunimos nossos grupos, discutimos à exaustão todas as possibilidades e chegamos a conclusão de que, desunidos, não chegaríamos a lugar nenhum. Acertamos tudo e hoje o nosso grupo está pronto para nos levar à vitória “, devolveu Moreno
Na sequência, Pio voltou suas baterias para Maurício Aude, candidato da situação questionando a conduta ética do candidato que, como vice-presidente da Ordem, visitou todo o Estado e, nos intervalos das reuniões, almoços ou break-Fests,aproveitava para alavancar sua candidatura e pedir votos, numa demonstração clara de uso da máquina da OAB. Pio disse que ele deveria ter se afastado do cargo
Em sua participação, Aude, tentou colocar Moreno contra a numa saia “justa”ao lembrar que Moreno foi contra a eleição direta na OAB e redução da cláusula de barreira, que prevê a redução de 5 anos para 3 anos no prazo estipulado para que advogados possam concorrer a cargos eletivos. O Conselho Federal, inclusive, encampou a ideia que agora depende do Congresso, para entrar em vigor.
Mais um
Na noite de hoje, quarta-feira (21), às 19 horas, acontece segundo debate entre os candidatos, desta feita, no auditório Milton Figueiredo, promovido pelo grupo “OAB jovem e Independente. O debate será gravado pela TV Assembléia, para ser transmitido posteriormente em sua programação.
Já amanhã, quinta-feira, acontece o último debate, desta feita na TV Rondon, por volta das 13 hs, em programa especial.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.