Beatriz Saturnino
DA ASSESSORIA
Começa, nesta segunda-feira (17.03), os cursos gratuitos de Auxiliar de Cozinha no município de Cáceres (a 240 km da capital) e de Personal Organizer Para Trabalhos Domésticos, em Cuiabá, no bairro Jardim Araçá, pelo projeto social Aprenda e Empreenda-Empoderamento Feminino e Autonomia Econômica da Mulher. São 30 vagas disponíveis para cada e ainda dá tempo de se inscrever de forma virtual ou comparecendo no local. Os cursos oferecem todos os materiais necessários para as aulas e garantem certificado para quem concluir as três semanas, que inclui a capacitação em Redes Sociais e Empreendedorismo.
O projeto visa a promoção e capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social para a geração de renda na área do empreendedorismo de produtos e serviços, com patrocínio do Governo Federal, conveniado pelo Ministério das Mulheres, via emenda parlamentar impositiva do ex-deputado federal Dr. Leonardo.
"Cada pessoa que passa por nossos cursos não sai apenas com um certificado, mas com um novo olhar para o futuro. Sabemos que empreender é mais do que abrir um negócio – é acreditar no próprio potencial e construir novas oportunidades. Estamos aqui para apoiar cada aluno nessa jornada!”, destaca a assistente de produção, Briza Carvalho.
Leia mais:
Estado destina 4,7 mil câmeras de segurança à prefeitura de Cuiabá
Policial penal salva bebê engasgado durante visita em penitenciária
MT Hemocentro arrecada mais de 100 bolsas de sangue em dois dias
AUXILIAR DE COZINHA
Em Cáceres, no curso de Auxiliar de Cozinha, as alunas irão aprender com o chefe de cozinha Ygor de Sá a utilização de utensílios de cozinha, o preparo de massa caseira (Nhoque e Raviole); molhos quentes e frios; montagem de cardápio; ficha técnica, a preparação de caldos (feijão, verde, vaca atolada); também terão aulas práticas para a utilização de grãos e cereais; entrada húmus; torradas de alho; Caponata de Berinjela; quibe cru; torta gelada;
Também vão aprender a fazer empadão de frango e de carne seca; pernil suíno; filé mignon; lagarto; alcatra e colchão duro. Ao final, a turma fará um jantar de encerramento com direito a Entrada, Pratos principal, Sobremesa e Harmonização de vinho, que é a escolha certa para combinar o vinho com cada refeição.
O Curso será realizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e a inscrição virtual é gratuita, por meio do LINK, ou presencialmente na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Ainda, em Cáceres, está acontecendo o curso de Pequenos Reparos Residenciais, com o professor Joel Alvarenga, na Escola Técnica Estadual de Educação e Tecnologia de Cáceres. E para quem perdeu essa oportunidade, terá mais uma turma em breve. No município, Amanda Oliveira é responsável pela capacitação em Redes Sociais e Empreendedorismo.
PERSONAL ORGANIZER
Já em Cuiabá, no Curso de Personal Organizer para Trabalhos Domésticos será ministrado pela profissional Eula Maria que traz como conteúdo prático a diferença entre organizar e limpar; o profissionalismo na área de limpeza e a organização doméstica ensinando como ter o diferencial, também aromatização de ambientes.
Aprenderão técnicas de limpeza doméstica, que garantem melhor eficiência, qualidade e tempo de trabalho; como é o trabalho da Personal Organizer; a organização de ambientes e técnicas de dobras.
Ediane Dalbosco é responsável pela capacitação de Empreendedorismo e em Redes Sociais a Leticia Guia.
Para quem quiser participar deste último curso em Cuiabá, basta se inscrever no LINK ou comparecer no CRAS Jardim Araçá.
Esta é a terceira edição do projeto Aprenda e Empreenda e, “ao longo dos anos, vimos histórias incríveis de superação. Pessoas que chegaram sem rumo e saíram prontas para empreender, mudar de vida e impactar suas comunidades. Esse projeto não é apenas sobre aprendizado, mas sobre dar esperança e ferramentas para que cada um possa trilhar seu caminho com dignidade”, pontua a coordenadora do projeto, Andréia Preza.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.