DA REDAÇÃO
Manter a pele do rosto firme e viçosa passou a ser prioridade para uma geração que quer envelhecer bem, sem recorrer a tratamentos radicais. Atrizes como Deborah Secco, Isabel Fillardis e Anne Hathaway, além de celebridades, têm falado abertamente sobre os cuidados com a pele e intervenções estéticas após os 40 anos. Recentemente, por exemplo, Nadine Gonçalves, mãe do jogador Neymar, fez rejuvenescimento facial aos 58 anos.
A busca pelo rejuvenescimento facial impulsionou o crescimento dos chamados procedimentos de rejuvenescimento progressivo. Entre eles, o microagulhamento com hidroxiapatita nano tem se destacado por estimular a pele a se regenerar de forma natural, sem alterar traços ou comprometer a expressão facial.
“O envelhecimento é inevitável, mas pode ser conduzido com qualidade. O rejuvenescimento facial não deve servir para ninguém parecer outra pessoa. É possível fazer o gerenciamento do envelhecimento de forma saudável”, afirma a dentista Simone Finke, especialista em harmonização orofacial. “Hoje, é possível tratar rugas finas, flacidez e perda de viço com técnicas que respeitam o tempo da pele e reduzem os riscos de efeitos artificiais”, avalia.
De acordo com ela, atualmente, “há ferramentas para preservar a identidade facial, valorizar o que é natural e devolver ao rosto a sua energia, com intervenções personalizadas”. A especialista afirma que mulheres acima dos 40 anos preferem hoje o rejuvenescimento mais natural. “Muitas dizem, inclusive, que não querem ficar irreconhecíveis, como acontece em alguns casos em que há exageros estéticos”, critica.
O microagulhamento para rejuvenescimento facial é feito em pequenas perfurações controladas na pele, com agulhas finíssimas que induzem a renovação celular. Quando combinado com hidroxiapatita nano — uma versão em nanopartículas da hidroxiapatita — o procedimento passa a atuar também na estimulação da produção de colágeno, que é uma das chaves para a firmeza e elasticidade da pele. “A vantagem dessa técnica é o tratamento de fora para dentro da pele. É importante porque induz a pele a recuperar sua vitalidade”, explica a especialista em harmonização. Simone Finke destaca, ainda, que a recuperação é rápida, com vermelhidão leve por um ou dois dias e melhora visível já nas primeiras semanas.
A hidroxiapatita de cálcio injetável, por outro lado, continua sendo uma aliada importante para bioestimulação mais profunda, com foco na reposição de volume facial e no tratamento de sulcos e contorno. Mas, como destaca Simone Finke, são finalidades distintas. “Enquanto a hidroxiapatita de cálcio tradicional é aplicada com cânula e pode ter efeito preenchedor imediato, a versão em nanopartículas com microagulhamento oferece uma abordagem mais delicada, ideal para quem busca apenas revitalizar a pele, sem volume extra”, compara.
Além do microagulhamento com hidroxiapatita nano, Simone Finke destaca outros recursos modernos que contribuem para o rejuvenescimento facial de forma integrada.
Entre os principais procedimentos de rejuvenescimento facial, estão os bioestimuladores de colágeno, que melhoram a firmeza e textura da pele; a toxina botulínica, que suaviza rugas e previne marcas de expressão; os preenchimentos com ácido hialurônico, que restauram o volume e hidratam a pele; além dos lasers e tecnologias de luz, que tratam manchas e melhoram a qualidade da pele. Também tem as técnicas de ultrassom microfocado e radiofrequência, que promovem um efeito lifting sem a necessidade de cirurgia. Segundo ela, o mais importante é respeitar o tipo de pele e o tratamento personalizado de cada paciente.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.