LUCAS RODRIGUES
ESPECIAL PARA O MIDIAJUR
O atual presidente da OAB Seccional de São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso e o presidente eleito para a próxima gestão, Marcos da Costa, divulgaram neste domingo (23) uma nota pública assinada por eles em que retiram o apoio até então concedido ao candidato Marcus Vinícius Furtado Coêlho, que disputa a presidência do Conselho Federal da Ordem.
Na nota, a Seccional afirma retirar o apoio por haver “falta de transparência no processo sucessório do Conselho Federal”. Também consta no documento que o candidato teria “descumprido compromissos antes firmados com São Paulo em troca de acomodações de interesses apenas eleitorais” e que o mesmo não tinha “propostas firmes de gestão”.
Entenda o caso
Marcus Vinícius, atual secretário-geral da entidade, disputa a presidência do Conselho Federal da OAB com o atual vice-presidente Alberto de Paula Machado. De acordo com o regulamento, para concorrer ao cargo ocupado por Ophir Cavalcante deve-se ter pelo menos o apoio de seis conselhos seccionais.
Em Mato Grosso, o apoio aos candidatos tem gerado bastante discussão. O presidente da Seccional, Cláudio Stábile, firmou compromisso em apoiar Alberto de Paula, e foi alvo de dezenas de críticas. De acordo com advogados como João Celestino e Francisco Sgaib, o candidato Marcus Vinícius havia garantido levar um representante do Estado para ocupar uma vaga nas diretorias do Conselho Federal se tivesses a adesão dos conselheiros eleitos e, sem o apoio de Stábile, o Estado perderia a oportunidade.
Cláudio Stábile nega que exista qualquer promessa de diretoria para o Estado e que esse discurso contra ele não passa de “conversa fiada”.
Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pela OAB de São Paulo:
NOTA PÚBLICA
A Secional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, por seu presidente atual e também por seu presidente eleito para a próxima gestão (2013/15), considerando a forma pouco transparente com que passou a transcorrer o processo sucessório da diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados, a falta de clareza de compromissos assumidos, o descumprimento de compromissos antes firmados com São Paulo, em troca de acomodações de interesses apenas eleitorais, a ausência de projetos e propostas firmes de gestão, vem expressar que RETIRA O APOIO à candidatura de MARCUS VINICIUS FURTADO COÊLHO na eleição que ocorrerá em 31 de janeiro.
A Secional paulista reitera que continuará mantendo o seu compromisso de lutar, na próxima gestão, pela defesa dos interesses e dos valores maiores da advocacia e da cidadania paulista e brasileira.
São Paulo, 23 de dezembro de 2012
Luiz Fávio Borges D'Urso
Presidente
Marcos da Costa
Presidente eleito
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.