Terça-feira, 15 de Julho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 15 de Julho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Sábado, 03 de Março de 2012, 09:43 - A | A

03 de Março de 2012, 09h:43 - A | A

GERAL / PRIMEIRA INSTÂNCIA

Stábile afirma que OAB trabalha por um Judiciário melhor

Presidente da OAB/MT diz que instituição cobra providências e denuncia irregularidades

DA ASSESSORIA



"A OAB/MT tem sido incansável na cobrança de soluções para a lentidão e ineficiência do Poder Judiciário, seja no apoio e defesa do Conselho Nacional de Justiça, seja por meio de envio de documentos, reuniões, participações em discussões junto ao Tribunal de Justiça. Sabemos que é uma luta diuturna e não podemos deixar de levar o descontentamento da sociedade e dos advogados quanto aos problemas ocorridos nas unidades judiciais”. Esta foi a manifestação do presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, ao comentar a declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, de que a primeira instância não funciona.

O ministro, ex-presidente do STF e do CNJ, afirmou esta semana que o país precisa de "uma reforma completa do sistema de Justiça criminal". As declarações foram feitas durante sessão no tribunal, ao comentar o caderno "A Engrenagem da Impunidade", publicado pelo jornal Folha de São Paulo no último domingo. As reportagens revelaram que falhas e omissões cometidas por juízes, procuradores da República e policiais federais estão na raiz da impunidade de políticos que têm direito a foro privilegiado no Supremo.

Segundo a legislação, ministros, senadores e deputados federais, entre outras autoridades, só podem ser processadas e julgadas no STF. Gilmar Mendes disse ainda que temas "extremamente complexos" dão origem a "soluções simples e, em geral, erradas", numa referência à proposta de extinção do foro privilegiado.

Entre as reportagens publicadas pelo jornal, havia uma entrevista com o ministro Celso de Mello, na qual ele defendia a supressão "pura e simples" do foro especial. Ele observou que o foro para senadores e deputados federais, que representam a imensa maioria dos processos hoje em andamento no STF, só foi criado em 1969, durante a ditadura militar.

No tribunal, Mendes disse que o Judiciário de primeira instância tem sérios problemas estruturais. "Falta defensor, falta juiz, falta promotor." Ele afirmou que existem "4.000 homicídios sem inquérito [policial] abertos em Alagoas" e "mil crimes" contra a vida prestes a prescrever na comarca de Jaboatão dos Guararapes (PE). "Não vamos fazer simplificação em relação a isso. É necessário fazer uma reforma completa do sistema de Justiça Criminal", destacou.

As principais entidades representativas de juízes e procuradores da República e a corregedora do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Eliana Calmon, já defenderam a extinção do foro. Ela disse que o mecanismo "é próprio de 'república das bananas'".

Atuações da OAB/MT

Em Mato Grosso, a OAB/MT levou ao CNJ documentos com denúncias contra magistrados, requereu providências quanto à denúncia de venda de sentenças, quanto aos problemas estruturais, apontou irregularidades junto ao Poder Judiciário. O presidente Cláudio Stábile esteve por diversas vezes pessoalmente com a ministra Eliana Calmon defendendo a apuração minuciosa de todas as denúncias e reclamações apresentadas. 

“Nós acreditamos em uma mudança profunda na Justiça brasileira a partir do fortalecimento do Conselho Nacional de Justiça. Recentemente, obtivemos uma vitória com a decisão do STF em reconhecer a competência concorrente do CNJ em julgar magistrados. Foi uma vitória da sociedade e do Estado democrático de Direito e a OAB/MT continuará a fiscalizar os agentes públicos e a reivindicar as melhorias necessárias. O país precisa progredir no âmbito da Justiça de Primeiro Grau”, finalizou Cláudio Stábile Ribeiro.

Com informações da Folha de São Paulo.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Médica pegou celular de amante no hospital  e apagou imagens para ocultar relação
#GERAL
INIMIGO ÍNTIMO
Médica pegou celular de amante no hospital e apagou imagens para ocultar relação
Motociclista morre em batida com caminhão em Sinop; veja vídeo
#GERAL
TRÂNSITO ASSASSINO
Motociclista morre em batida com caminhão em Sinop; veja vídeo
Empresário é preso por mandar matar amante da esposa médica
#GERAL
INIMIGO ÍNTIMO
Empresário é preso por mandar matar amante da esposa médica
Trabalhador cai após andaime despencar durante trabalho e morre
#GERAL
FATALIDADE
Trabalhador cai após andaime despencar durante trabalho e morre
PF prende 4 e apreende carrões com mega traficantes em MT
#GERAL
OPERAÇÃO ESCAMOTES; IMAGENS
PF prende 4 e apreende carrões com mega traficantes em MT
Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
#GERAL
JULHO VERDE
Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
Confira Também Nesta Seção: