DA REDAÇÃO
"Pronto, agora vai se juntar aos outros bandidos que estão lá para tocar o horror". A frase teria sido dita pela ministra Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça, na última sessão plenária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que decidiu promover o juiz Fernando Miranda ao cargo de desembargador.
A renúncia do magistrado, que concorreu a vaga pelo critério de antiguidade, foi decretada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso no ano passado. A revelação foi feita pela coluna do jornalista Lauro Jardim, da Revista Veja.
De acordo com a publicação, Calmon teria ficado muito irritada com a decisão dos conselheiros de anular o ato do TJ que negou a promoção a Fernando Miranda. A referência citada pela ministra sobre "os outros bandidos", segundo a Veja, é sobre os 11 magistrados mato-grossenses que foram aposentados compulsoriamente pelo CNJ, em 2010.
Após a punição, eles conseguiram retornar ao cargo graças a uma liminar proferida pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal. Entretanto, eles devem perder os cargos, já que o Supremo reafirmou os poderes do CNJ para julgar e processos magistrados na esfera disciplinar.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.