LUCAS RODRIGUES
DA REDAÇÃO
A Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) aprovou o pedido de eleições informais entre os juízes para escolha do próximo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).
A decisão foi tomada na noite da última sexta-feira (03), após reunião entre a diretoria da associação e membros do grupo que entrou com o pedido, a exemplo do juiz José Arimatéa.
Na eleição oficial, marcada para o dia 16 de outubro, apenas os 29 desembargadores do TJ-MT (seriam 30, mas um deles está afastado do cargo) podem votar.
O objetivo da eleição informal é que os juízes, que somam cerca de 230 no Estado, também possam expressar sua opinião sobre quais dos candidatos os representa.
As eleições simuladas serão realizadas pela internet, por meio de um sistema interno, e a coordenação do pleito ficará a cargo do 2º vice-presidente da Amam, o juiz Rodrigo Roberto Curvo.
Como a decisão foi tomada a poucos dias da eleição oficial, o resultado do pleito simulado só será divulgado após os desembargadores já terem escolhido o novo presidente para o biênio 2015-2016.
Concorrem para o cargo os desembargadores Carlos Alberto, Paulo da Cunha e Sebastião de Moraes.
Regras agora e depois
O juiz Rodrigo Curvo explicou ao MidiaJur que as eleições simuladas continuarão a ser implementadas em todas as eleições para presidente do TJ-MT, pelo menos até que a emenda que prevê as eleições diretas seja aprovada em nível nacional.
Nessa eleição, os juízes poderão votar apenas para presidente e tendo como candidatos aqueles que se inscreveram oficialmente.
No entanto, nas próximas eleições, segundo Rodrigo Curvo, a votação entre os juízes ocorrerá com maior antecedência e os magistrados poderão votar em qualquer desembargador para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral.
“Nenhum desembargador precisará votar de acordo com os juízes. Mas eles saberão de antemão quem a maioria dos magistrados prefere para ocupar os cargos de diretoria”, disse o juiz.
A eleição simulada ainda não tem data marcada, mas deverá ocorrer em até um dia antes da eleição oficial.
Leia mais sobre o assunto:
Juízes formalizam pedido para votação simulada
Clarice e Erotides são as novas vice e corregedora
Grupo planeja eleições simuladas para diretoria do TJ
Três concorrem ao cargo de presidente do TJ-MT
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.