Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Sábado, 05 de Abril de 2014, 08:30 - A | A

05 de Abril de 2014, 08h:30 - A | A

JUSTIÇA / DECISÃO MANTIDA

Bens de ex-prefeito de Tangará continuam bloqueados

Luiz Carlos da Costa manteve decisão de primeiro grau, por entender

LAICE SOUZA
DA REDAÇÃO



Os bens do ex-prefeito de Tangará da Serra, Saturnino Masson, continuam indisponíveis e bloqueados pelo sistema Bacen-Jud.

Masson tentou cassar a liminar, de 2012, que recebeu a ação civil pública por ato de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Estadual contra ele. O desembargador Luiz Carlos da Silva, da Quarta Câmara Cível, no último dia 31, manteve a decisão que havia determinado o bloqueio dos bens.

O ex-prefeito é acusado pelo MPE “de fraudar ardilosamente convênio de inspeção sanitária e industrial que a municipalidade deveria exercer em relação à Marfrig Alimentos S/A”. O convênio em questão foi pactuado com o Ministério da Agricultura objetivando a execução da inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal na empresa “Marfrig Alimentos S/A”.

De acordo com o MPE, a fraude seria no pagamento de servidores públicos que atuavam como fiscais de inspeção sanitária. Conforme consta na denúncia feita em 2012, desde 2008, as despesas com os salários dos fiscais estariam sendo financiadas pela indústria, totalizando R$ 7.167 milhões. Além do prefeito, foram denunciados a empresa e mais dois servidores públicos.

Pedido de suspensão da liminar

No agravo de instrumento, o ex-prefeito, que administrou o município em 2012, por meio de eleição indireta da Câmara de Vereadores, sustentou que a Justiça Estadual seria incompetente para julgar a ação, porque a origem do suposto ato de improbidade teria ocorrido em um convênio de cooperação técnica com a União - Ministério da Agricultura - e o município de Tangará. Sendo assim, atrairia a competência da Justiça Federal. Alegou ainda que os atos praticados por ele, não tiveram o dolo no agir, sendo afastada a improbidade da conduta. Entretanto, a defesa não foi acolhida pelo desembargador.

“A preliminar de incompetência da Justiça Estadual não se sustenta. A existência de convênio de cooperação técnica firmado entre a União e o Município de Tangará da Serra não repercute na esfera da competência jurisdicional, visto que, devidamente cientificada, a União não manifestou interesse na lide. Não compete ao agravante discutir acerca de eventual interesse da União”, destacou.

Já sobre a alegação de que se deve reconhecer a inépcia da inicial, pela não demonstração de existência de conduta dolosa, o magistrado afirmou que se trata de “querer colocar o carro na frente dos bois: a promiscuidade entre a Administração Municipal e a Empresa Marfrig Alimentos S.A. é reveladora de doença grave, que, no Brasil, parece estar a assumir o status de incurável, consistente na confusão entre o público e o privado”.

“Empresa privada pagar a folha de servidores públicos, encarregados de fiscalizá-la parece ser o fim da picada”, ressaltou.

Nesse sentido, para Luiz Carlos “há razões mais do que suficientes para o recebimento da inicial, já que o Superior Tribunal de Justiça mantém firme o entendimento de que, para o recebimento da inicial de ação de improbidade, é suficiente a existência de indícios razoáveis da prática de ato ímprobo”.

Decisão recorrível

A decisão de Luiz Carlos foi monocrática. O caso ainda será levado a apreciação da Quarta Câmara Cível.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Padrasto estupra e exige fotos nuas de enteada de 12 anos
#GERAL
MONSTRO
Padrasto estupra e exige fotos nuas de enteada de 12 anos
Idoso é espancado após invadir casa e tentar abusar de mulher
#GERAL
TARADO
Idoso é espancado após invadir casa e tentar abusar de mulher
Homem é espancado com pedradas e pauladas durante assalto em Cuiabá
#GERAL
VIOLÊNCIA.
Homem é espancado com pedradas e pauladas durante assalto em Cuiabá
Estado faz resgate de flora e fauna na região do Portão do Inferno
#GERAL
OBRAS NO INÍCIO
Estado faz resgate de flora e fauna na região do Portão do Inferno
Incêndio de grandes proporções atinge fazenda em MT; vídeos
#GERAL
DESTRUIÇÃO
Incêndio de grandes proporções atinge fazenda em MT; vídeos
Operação desarticula quadrilha acusada de golpes contra empresas de VG
#GERAL
TRANSAÇÃO SEGURA
Operação desarticula quadrilha acusada de golpes contra empresas de VG
Confira Também Nesta Seção: