Sábado, 21 de Junho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 21 de Junho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 13:55 - A | A

14 de Maio de 2025, 13h:55 - A | A

JUSTIÇA / "SISAMNES 6"

Braço-direito de lobista é um dos presos por esquema de venda de sentenças

Além da prisão do suspeito, a PF ainda cumpriu outro mandado de prisão e um de busca e apreensão. 

DA REDAÇÃO



A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14), a "6ª fase da Operação Sisamnes" com o objetivo de aprofundar a investigação em relação aos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, mercado de câmbio clandestino, evasão de divisas e organização criminosa. Entre os alvos está Diego Cavalcante, apontado como principal operador financeiro dos esquema de venda de sentenças. Ele seria braço direito do lobista Andreson Gonçalves. 

Além da prisão do suspeito, a PF ainda cumpriu outro mandado de prisão e um de busca e apreensão. O alvo seria um advogado que ainda não teve o nome revelado.

Nesta terça-feira (13), a Polícia Federal deflagrou a quinta fase da ação policial, na qual apreendeu diversos imóveis, móveis e dinheiro ligados a Diego Cavalcante.

Além dele, a polícia ainda cumpriu mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente da OAB-MT, o advogado Ussiel Tavares. 

OPERAÇÃO SISAMNES

As investigações que embasaram a 5ª fase da Operação Sisamnes identificaram uma rede financeira-empresarial de lavagem de dinheiro, criada para dissimular a origem ilícita das supostas “propinas” lançadas para a compra de decisões judiciais proferidas no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, de modo a romper a vinculação direta entre o agente corruptor e o servidor público corrompido.

Leia mais:

Ex-presidente da OAB e secretária de advogado morto são alvos da PF

PF bloqueia R$ 20 mi de acusados de lavar dinheiro de venda de sentenças

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, são cumpridos os 11 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores no montante aproximado de R$ 20 milhões e a proibição dos investigados de saírem do país, com a apreensão de seus passaportes.

A operação começou a ser desbaratada com a apreensão do celular do advogado Roberto Zampieri - morto em dezembro de 2023 - e revelou um esquema de negociação de decisões judiciais no âmbito dos Tribunais de Justiça de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e até no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A primeira fase da operação ocorreu em novembro de 2024, com a prisão do lobista Andreson Gonçalves e cumprimento de mandados de busca e apreensão até na sede do TJMT.

Em dezembro do ano passado, a operação apurou a lavagem de dinheiro oriundo da negociação de decisões. Imóveis e uma moto Harley Davidson teriam sido adquiridas por um magistrado estadual.

Desde a morte de Roberto Zampieri, dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso - Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho - foram afastados. Magistrados de Mato Grosso do Sul também, assim como servidores do STJ.

 

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem acusado de estuprar mulher em MG é preso em Cáceres
#GERAL
CUMPRIMENTO DE MANDADO
Homem acusado de estuprar mulher em MG é preso em Cáceres
 Operação Lei Seca remove 40 veículos em Várzea Grande
#GERAL
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Operação Lei Seca remove 40 veículos em Várzea Grande
Etno Expo 2025 destaca culturas indígenas e impulsiona etnoturismo em MT
#GERAL
CAMINHOS DA ANCESTRALIDADE
Etno Expo 2025 destaca culturas indígenas e impulsiona etnoturismo em MT
Homem morre em batida entre moto e caminhonete no Trevo do Lagarto
#GERAL
TRAGÉDIA NA PISTA
Homem morre em batida entre moto e caminhonete no Trevo do Lagarto
Homem é esfaqueado no pescoço em banheiro de bar
#GERAL
SUSPEITO FUGIU
Homem é esfaqueado no pescoço em banheiro de bar
Obras avançam com escavação de trincheira em Cuiabá
#GERAL
COMPLEXO LEBLON
Obras avançam com escavação de trincheira em Cuiabá
Confira Também Nesta Seção: