LAURA NABUCO
DA REDAÇÃO
Tomaram posse, nesta segunda-feira (25), nos cargos de desembargadores Adilson Polegato de Freitas e Cleuci Terezinha Chagas. Eles foram eleitos na última sexta-feira (22) pelos critérios de antiguidade e merecimento para ocupar as vagas dos desembargadores aposentados José Luiz de Carvalho e José Silvério Gomes, respectivamente.
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Orlando Perri, lembrou, durante seu discurso, que esta foi a primeira posse de novos componentes do Pleno durante sua gestão, iniciada em 1 de março.
Aos novos desembargadores, o presidente pediu que mantivessem o caráter e a honradez e alertou para as cobranças, “se em menor escalda por parte da sociedade, grande em nossas consciências”, disse.
Perri ressaltou ainda a necessidade de se colocar a Justiça acima de interesses “apequinados” e de se humanizar a aplicação das leis. “Sentença é um modo de sentir, por isso as decisões devem ser avaliadas”, pontuou.
A tônica dos discursos de Polegato e Cleuci foi de agradecimentos às suas respectivas famílias, amigos e aos desembargadores que os elegeram. Enquanto ele fez seus agradecimentos em poucas palavras, ela resgatou as etapas de sua ascensão na magistratura, pontuando as comarcas por onde passou.
Ambos, no entanto, pediram auxilio e compreensão dos colegas de Pleno e se emocionaram ao falar de suas famílias. “Nós desembargadores que chegamos mais cedo oferecemos compreensão. Portas e corações abertos”, deu as boas-vindas Perri.
Aposentadorias
José Silvério Gomes e José Luiz de Carvalho se aposentaram ainda no ano passado ao completarem 70 anos. O primeiro deixou a corte em novembro de 2012 e o primeiro em janeiro do mesmo ano. O processo de substituição deles já estava concluído desde a gestão do desembargador Rubens de Oliveira, que deixou a presidência do TJMT no início do mês. Apesar disso, as eleições foram realizadas apenas no final da semana passada.
Ainda este ano também devem se aposentar os desembargadores Gerson Ferreira Paes, que deve deixar o Pleno em maio, e Manoel Ornellas, que se afasta em julho.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.