DO TJ-MT
É possível resolver uma briga que já dura mais de 2 anos em 15 minutos de conversa? Para o estudante de 22 anos, Lucas Brust Calheiros, que tinha uma audiência marcada na manhã desta terça-feira (22 de julho) na Central de Conciliação e Mediação da Capital, sim. O jovem estava em uma disputa judicial contra a companhia aérea Avianca desde 2012, quando foi impedido por uma funcionária de entrar no avião, em razão de um atraso de 5 minutos.
Lucas explica que outra funcionária da Avianca e um representante da Infraero falaram naquele momento que o seu embarque ainda era possível, pois ele portava apenas bagagem de mão. Mas ainda assim a funcionária do balcão de atendimento não autorizou sua entrada. "Por causa disso tive que comprar uma nova passagem para o dia seguinte, correndo o risco de perder o velório de um familiar, que era o motivo da minha viagem. Mas agora está tudo resolvido", conta o estudante.
O rapaz destacou ainda que a audiência de conciliação foi diferente das demais tentativas de acordo que participou anteriormente. “Senti que a abertura da companhia para negociar foi muito maior desta vez. Antes eles me apresentavam uma proposta e, se eu não concordasse, íamos embora. Desta vez houve espaço pra negociação da proposta. E sem dúvida a presença do conciliador foi fundamental para chegar ao acordo”, diz Lucas.
Além do caso do estudante, mais outras 137 audiências foram agendadas para participar do mutirão da Avianca, na Central de Conciliação do Fórum de Cuiabá, entre os dias 22 e 24 de julho, das 8h às 12h. Foram selecionados processos judiciais dos juizados relacionados a extravio de bagagem, overbooking, atrasos de voos, entre outros.
A juíza e coordenadora da Central de Conciliação de Cuiabá, Adair Julieta da Silva, salienta que o objetivo dos mutirões é dar solução para litígios como o de Lucas, bem como diminuir o número de processos que tramitam na Justiça Comum. “Nossa expectativa é que haja um grande número de acordos, visto que as empresas já vêm com propostas diferenciadas e a outra parte chega aberta à negociação”, afirma a magistrada.
O próximo mutirão a ser realizado na Central de Conciliação de Cuiabá será o da companhia aérea Gol, dos dias 4 a 8 de agosto.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.